Consumidores estão mais confiantes para aquirir bens
A confiança dos consumidores brasileiros para a compra de casa e carro aumentou em relação aos últimos seis meses. De acordo com o Índice Nacional de Confiança (INC), divulgado pela Associação Comercial de São Paulo, em fevereiro deste ano passou de 36% para 39% o número de pessoas que se sentem um pouco mais ou muito mais à vontade para comprar uma casa ou um carro.
Já a parcela de consumidores que se dizem um pouco e muito menos à vontade caiu de 37% para 35% neste mesmo período. As pessoas mais confiantes para realizar estas aquisições estão na classe AB, representando 49% dos entrevistados. Em segundo lugar está a classe C, com 38% e a classe DE, com 27%.
Entre as regiões do país, a maioria daqueles que estão um pouco ou muito mais à vontade com as maiores compras estão no Sul do Brasil (54%), seguido por Nordeste(41%). Já as regiões Sudeste (34%) e Norte/Centro-Oeste (33%) estão em terceiro e quarto lugar, respectivamente.
Uma das maneiras de adquirir um bem, como uma casa ou um carro, é planejando, pois desta forma é possível pagar menos pelo mesmo produto e fazer uma escolha mais coerente com suas necessidades e desejos. O consórcio é uma forma eficiente de fazer isto, pois o consorciado não paga as taxas de juros dos financiamentos, não precisa dar entrada, e ainda não precisa se preocupar com burocracia.