Construtoras mais reclamadas do Brasil

Construtoras mais reclamadas do Brasil Construtoras mais reclamadas do Brasil

 

O portal Consórcio de Imóveis verificou a preocupação dos consorciados e o aumento das reclamações de pessoas que adquiriram imóveis na planta, e por vários motivos ainda não conseguiram realizar o sonho da casa própria com o atraso das obras.

Nos últimos anos, o número de reclamações e processos de consumidores em relação à compra de imóveis aumentou. Os principais transtornos enfrentados pelos mutuários são em relação aos atrasos nas entregas, cobrança de taxas abusivas e principalmente nos valores do condomínio, antes mesmo da entrega das chaves.

O Procon recomenda que antes de assinar qualquer contrato, o comprador deve ficar atento; checar se a construtora é alvo de ações judiciais e reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. É importante também, que o comprador solicite periodicamente, um registro do andamento das obras.

Veja algumas dicas importantes ao assinar um contrato de compra:

- Prazo de entrega: observe os prazos de entrega do imóvel e a tolerância de atrasos. Geralmente as construtoras preveem até 180 dias além da data prevista de entrega;

- Multas: fique atento ao valor da multa por atraso e as datas de pagamento. É importante também verificar as cláusulas de rescisão;

- Taxas extras: a cobrança de taxas como o Serviço de Intermediação Imobiliária (SATI) não pode ocorrer. O pagamento do despachante e do corretor de imóveis também não deve ocorrer. O serviço de corretagem deve ser pago caso o comprador tenha contratado esse serviço, por isso, a construtora não pode exigir esse pagamento.

- Entrega das chaves: o condomínio deve ser pago a partir da entrega das chaves. Algumas cláusulas de contrato abordam a questão da hipoteca, nas quais as construtoras acabam solicitando empréstimos às instituições financeiras e o imóvel acaba hipotecado. Dessa forma, a construtora precisa quitar as dívidas antes mesmo de realizar a entrega das chaves ao proprietário.

De acordo com um levantamento realizado nos últimos anos, do site Reclame Aqui, as construtoras MRV, PDG, Gafisa/Tenda e Tecnisa estão entre as mais reclamadas.

Construtoras Mais Reclamadas

*Fonte Reclame Aqui
Construtoras201020112012
MRV Engenharia2.430

4.305

7.667

PDG

872

1.932

2.963

Gafisa/Tenda

1.355

2.034

2.293

Brookfield

171

200

433

Tecnisa

68

334

419

 

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play