Consórcio tem prazo longo e ausência de juros são atrativos

Consórcio tem prazo longo e ausência de juros são atrativos Consórcio tem prazo longo e ausência de juros são atrativos

O consórcio ainda é uma boa saída para quem pretende adquirir um bem. Segundo dados das empresas que trabalham com essa atividade comercial, os consórcios chegaram à crescer, na última década, 40%. Por exemplo, em Belém, a cada dez pessoas que adquiriram um carro, três delas utilizam a carta de crédito contemplada.

Os prazos, cada vez mais longos, e a ausência de juros, são os atrativos para a adesão em um consórcio de bens.

Segundo Wellington Coelho, gerente administrativo de uma administradora de consórcios, da Região Norte do país é bastante propícia para essa modalidade de crédito. "O paraense é muito receptivo quando o assunto é consórcio. É um produto muito conhecido, e que já ajudou muita gente a comprar o carro ou a casa própria", afirma.

Entre os principais benefícios apontados por Coelho estão: a facilidade de pagamento de parcelas que cabem no bolso, os longos prazos e a ausência de taxas de juros. "É diferente do financiamento em vários aspectos. Embora a entrega não seja imediata,  acaba saindo mais em conta, devido as parcelas serem menos onerosas", compara.

Ainda que não sejam cobrados juros, Wellington explica que existe a chamada taxa de administração, que variam conforme o prazo. " Os menores prazos, aliados as menores taxas, e  com a possibilidade de antecipação das parcelas, através de lance, muita gente prefere o consórcio", garante.

O parcelamento de um carro, através do consórcio, por exemplo, pode ser feito em 100 meses, e as casas chegam a 150 parcelas.

Para o professor de economia da Universidade Federal do Pará, Hélio Mairata Gomes, o consórcio deve ser analisado sob duas óticas: o valor disponível para o pagamento das parcelas e a necessidade de se obter o bem. "É bom porque não tem juros, diferentemente do financiamento.

No caso dos consórcios existe apenas uma taxa de administração. Mairata aponta entre as desvantagens, a necessidade de se obter o bem em curto prazo. "Se o bem é requisitado com urgência, é preciso dar um lance, que normalmente equivale a 50% do valor da carta.

A empresária Marlene Costa realizou um antigo desejo através de um consórcio: comprou o carro dos sonhos. Um plano de 60 meses levou a empresária a esperar e a acreditar que seria contemplada. "O consórcio é a forma mais prática de comprar. As parcelas são suaves, e ainda podemos conseguir o bem através de um lance. Ele não foi feito para quem tem pressa, e sim para adaptar o bem ás condições de pagamento", afirma.

Anteriormente, Marlene já havia comprado duas motos através do consórcio. "Estou pagando este plano há 18 meses e finalmente fui contemplada", conta. O consultor de vendas que ajudou Marlene Costa, Fernando Tavernad, afirma que a procura pelo consórcio ainda é muito grande, e que os imóveis, na próxima década, serão adquiridos, em grande parte, através do consórcio de imóveis.

 

 

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play