Consórcio para meu primeiro imóvel vale a pena?

Comprar o primeiro imóvel é uma tarefa que exige empenho e disciplina. Confira dicas importantes!

Consórcio para meu primeiro imóvel vale a pena? Consórcio para meu primeiro imóvel vale a pena?



Comprar o primeiro imóvel é uma tarefa que exige empenho e disciplina. Para o economista e professor da FGV, Samy Dana, por ser um valor alto, é preciso muito planejamento para que o negócio se torne sustentável para o comprador. Por isso, é necessário estudar e escolher a melhor opção de localização, tipo de imóvel, tamanho e outros fatores que atendam as mais diversas necessidades de quem busca o 1º imóvel.

Quando não há o valor total para pagamento à vista, o consórcio imobiliário passa a ser uma alternativa para poupar e adquirir. Com créditos variados, é possível optar por planos maiores e parcelas acessíveis, de uma forma bastante flexível e vantajosa.

A compra do 1º imóvel pode estar atrelada a fatores como “independência” de vida, sair do aluguel, investir para obter renda no futuro, entre outros. São inúmeros os motivos para fazer do consórcio, o seu plano seguro de futuro. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), os créditos comercializados chegaram a 30% de alta e 14,5% nas adesões no primeiro bimestre deste ano.

Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, o mecanismo tem provado que muitos consumidores, ao gerir suas finanças pessoais com atenção, cuidado e inteligência, apoiados na essência da educação financeira, têm optado pelo consórcio como melhor alternativa para concretizar seus objetivos pessoais, familiares ou empresariais.

Confira 4 situações em que contratar um consórcio para o meu primeiro imóvel vale a pena:

1 - Para quem deseja pagar mais barato e sem juros
2 - Para quem não necessita imediatamente do bem
3 - Para quem busca mais disciplina
4 - Flexibilidade

Como funciona

O consórcio apresenta características exclusivas para quem deseja programar a compra de um imóvel. Baseado na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A união desses participantes é gerenciada por uma administradora, que precisa ser fiscalizada a autorizada pelo Banco Central para assegurar direitos e deveres. Mensalmente ou conforme o contrato, a administradora contempla por sorteio ou lance, com a carta de crédito no valor do bem contratado. Essa etapa ocorre até que todos sejam atendidos. Por isso, é preciso estar com os boletos em dia para não perder as oportunidades.

A participação por sorteio é a forma mais comum durante a contemplação. Esses eventos são transmitidos ao vivo e podem ser acompanhados pela internet. São colocadas no globo todas as esferas numeradas correspondentes às cotas do grupo em questão. Em seguida, serão retiradas 10 bolinhas, o 10º número retirado do globo será declarado sorteado, sendo os demais considerados reservas na ordem inversa.

Na hipótese do 10º número já ter sido contemplado ou estar em atraso com a parcela, será declarado contemplado o 9º, caso não esteja habilitado, o 8º, o 7º e assim sucessivamente. A partir dessa bolinha, será considerado alternativamente o número superior, não sendo habilitado, imediatamente o número inferior, até que seja localizada uma cota a contemplar.

A oferta de lance é uma outra possibilidade, que além de facilitar, contribui para a antecipar a contemplação.
Lance Livre: você oferta o percentual que desejar e o maior lance ganha. O valor é calculado sobre o crédito e de acordo com o saldo do grupo. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.
Lance Fixo: você oferta o percentual fixo que deve ser 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com a característica do seu grupo. Temos uma facilidade para você! No lance fixo você pode utilizar até 25% da carta de crédito para completar o seu lance. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.

Como escolher uma administradora para seu consórcio

Primeiramente, escolha uma administradora de consórcio autorizada e fiscalizada pelo Banco Central; autoridade que normatiza e fiscaliza o sistema de consórcios no país. Para não errar na escolha e optar sempre por uma maneira segura de fazer negócio, o BC divulga com frequência, um ranking de instituições aptas e autorizadas.

Entre em contato com a empresa e verifique os planos disponíveis. Busque por prazos atraentes e parcelas mensais acessíveis, que não sobrecarreguem o orçamento. Atenção: antes de assinar qualquer contrato, não se esqueça de ler atentamente as cláusulas e fica por dentro de todas as obrigações. Dessa forma, desconsidere promessas verbais e certifique-se de que tudo o que foi prometido, consta em contrato.

Com a adesão confirmada, é hora de participar das assembleias! É durante esses eventos que as contemplações ocorrem. Trata-se de um dos momentos mais aguardados pelos participantes. Como a entrega da carta de crédito ocorre por sorteio ou lance, não há como assegurar uma data exata para ocorrer a contemplação. Entretanto, as chances podem aumentar com a oferta de um lance, caso seja necessária. 

Com a carta de crédito em mãos, é possível escolher o imóvel que sempre desejou, seja para investir ou morar. Confira algumas dicas para avaliar se o consórcio para o meu primeiro imóvel vale a pena:

Novo ou usado

Na hora de escolher, é preciso avaliar o que seria melhor para você. Sempre há vantagens e desvantagens. Atualmente, itens de lazer, como piscinas, academia e garagem podem valorizar um imóvel novo, mas sobrecarregá-lo em valor. No caso de um imóvel usado, por exemplo, as plantas são maiores e podem atender necessidades como espaço e preço. Entretanto, é preciso ficar atento com a conservação, como hidráulica, pintura, elétrica, entre outras.

Uso do FGTS

O saldo do FGTS do trabalhador pode ser utilizado, no âmbito do Sistema de Consórcio, por meio de oferta de "Lance" para obtenção da "Carta de Crédito" ou complementação do valor da "Carta de Crédito" obtida pelo trabalhador para compra de imóvel residencial concluído ou em construção.

O saldo da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS também pode ser utilizado para amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio.

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), no primeiro bimestre deste ano, 520 consorciados-trabalhadores participantes dos grupos de consórcios de imóveis utilizaram de forma parcial ou total seus saldos do FGTS, alcançando um total de R$ 20,498 milhões.

Flexibilidade de pagamento

O consórcio proporciona uma série de planos e parcelas para perfis e necessidades distintas. Portanto, faça uma simulação de consórcio de imóveis para conhecer valores de acordo com o seu orçamento. Confira na sequência:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra;
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário. Se desejar esclarecer outras informações, agende uma visita ou solicite uma ligação. Se preferir, compre agora mesmo a sua cota de consórcio online e programe a aquisição do seu 1º imóvel.

Fonte: Época Negócios / ABAC

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play