Consórcio ou poupança: Qual é mais vantajoso?

Consórcio ou poupança: Qual é mais vantajoso? Consórcio ou poupança: Qual é mais vantajoso?

A dica dos economistas é antiga: é melhor guardar dinheiro para comprar à vista do que financiar. O consórcio é uma forma inteligente e segura de guardar dinheiro para comprar o seu imóvel, novo ou usado, em qualquer lugar do Brasil e mais vantajosa se comparada a uma poupança comum.

Ao comprar uma cota em um consórcio de imóvel, por exemplo, o valor do crédito ao qual você terá direito é corrigido anualmente pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). A poupança rende menos, em média 6% em 12 meses, enquanto a correção do INCC acumulado de Julho de 2010 a Julho de 2011 aumentou em  7,79%.

No consórcio de imóveis você pode usar o seu FGTS para dar de entrada e antecipar a sua contemplação, recebendo o valor do seu crédito em dinheiro para comprar o imóvel desejado.

Além disso, você pode sorteado logo nos primeiros meses e comprar seu imóvel antes mesmo de ter todo o dinheiro guardado, pois a cada mês, do ínicio ao final, todos os participantes do grupo concorrem, em igualdade de condições, aos sorteios para receber a carta de crédito. Os consorciados também podem ofertar lances fixos com recursos próprios ou lance embutido, que consiste em utilizar até 25% do valor do crédito para antecipar a contemplação e ter a carta de crédito liberada.

Isso não ocorre na poupança. Você precisa ter a disciplina de poupar todo mês um determinado valor e só irá ter o valor total do crédito ao final do prazo determinado, e nem sempre o dono da conta consegue resistir à tentação de retirar parte do dinheiro do banco.

Um consorciado faz parte de um grupo de pessoas com um objetivo comum. É muito mais fácil guardar um valor quando você assume um compromisso com outras pessoas. O dinheiro depositado em um consórcio de imóvel não pode ser retirado a qualquer momento, o que ajuda a passar pela tentação de gastar, com outras coisas, o dinheiro que está guardado.

Faça uma simulação e veja aqui quanto você precisa poupar por mês para comprar sua casa própria através de um consórcio de imóveis: https://www.consorciodeimoveis.com.br/

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play