Consórcio imobiliário é melhor que financiamento

O Sistema de Consórcios tem sido a solução para quem quer comprar um imóvel e se livrar dos altos juros pagos ao banco.

Consórcio imobiliário é melhor que financiamento Consórcio imobiliário é melhor que financiamento

O sistema de consórcios é uma modalidade para a compra de bens ou serviços. Conhecido por oferecer menos taxas e por não ter incidência de juros, com o consórcio também é possível comprar um imóvel.

No ano passado, o mercado imobiliário expandiu 26% e, de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a estimativa é de que as vendas de imóveis devem crescer cerca de 35% em 2021.

Atualmente muito tem se falado na geração Milennials ou geração Y, que diz não querer mais comprar imóveis e prefere investir em viagens, estudos e até mesmo morar de aluguel. No entanto, esse discurso, apesar de existir, ainda está longe de ser realidade. A casa própria continua sendo o principal sonho de consumo dos brasileiros. Não é à toa que o mercado imobiliário segue otimista neste 2021, depois de um 2020 surpreendente positivo, apesar da pandemia do Novo Coronavírus.

O preço do crescimento
O aumento do crédito imobiliário veio acompanhado pela alta de inadimplentes no segmento. Cerca de 90 mil imóveis são tomados anualmente pelos bancos por falta de pagamento e, segundo o Banco Central, a inadimplência ficou 14,5% maior em 2020, na comparação com mesmo período do ano anterior.

Milhares de pessoas não conseguem “aguentar” um financiamento e, entre os motivos estão problemas financeiros; perda de renda; crise econômica; juros altíssimos que encarecem as parcelas, entre outros. Então fica claro que, mesmo com o crescimento expressivo do mercado imobiliário, a quitação de um financiamento bancário, que pode perdurar por até 35 anos, se tornou um verdadeiro desafio para os brasileiros.

Consórcio pode ser a solução
O imediatismo é a principal característica que faz alguém optar pelo financiamento na hora de comprar um imóvel. A possibilidade de obter um bem de maneira imediata pode ser visto como vantagem, mas acontece que dessa forma, as pessoas assumem dívidas que chegam a valores muito superiores aos do efetivo bem.

No financiamento, a contratação do empréstimo geralmente é feita através de um valor de entrada e com o pagamento mensal de parcelas que trazem juros bastante significativos, com longos prazos, aumentando - e muito - o preço final de aquisição. “Em um financiamento imobiliário, a taxa de juros pode chegar até cerca de 12% ao ano. É aquela velha história, você paga duas ou até três vezes o valor do que realmente vale o imóvel; e ainda fica preso em uma dívida por até 35 anos,” ressalta Marcio Kogut, CEO do Mycon, primeira fintech de consórcios 100% digital do país.

Os consórcios são tradicionalmente conhecidos como uma opção segura para aquisição programada, por meio da formação de grupos de pessoas interessadas na compra do mesmo bem. Eles são gerenciados por administradoras, as quais cobram uma taxa de administração, muito inferior aos juros do financiamento, fazendo com que o consórcio se torne uma excelente opção para quem busca comprar com menor custo total, contribuindo para o planejamento financeiro e otimização de recursos.

Sobre o Mycon
O Mycon é a primeira fintech do Brasil a usar inteligência artificial e oferecer consórcio digital com a menor taxa do Brasil. O processo é simples, ágil e pode ser realizado no site ou app. A plataforma, atende a todo Brasil por meio do site www.mycon.com.br e do App para iOS e Android. O Mycon é uma Administradora de Consórcios autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play