Consórcio imobiliário é bom negócio para quem vai trocar de residência?

O consórcio imobiliário ajuda a economizar e a formar uma poupança. Entenda como funciona!

Consórcio imobiliário é bom negócio para quem vai trocar de residência? Consórcio imobiliário é bom negócio para quem vai trocar de residência?



Trocar de residência com a ajuda do sistema de consórcios é uma excelente alternativa para planejar cada etapa da sua compra. É mais indicado para quem não tem pressa e para aqueles que podem aguardar até o momento da contemplação. Geralmente, a maior parte das pessoas não conseguem guardar dinheiro ou formar uma poupança por conta própria, uma vez que é necessário desembolsar um valor alto para a compra de uma casa ou de um apartamento. Dessa forma, o consórcio imobiliário ajuda a economizar e a formar uma poupança, ao mesmo tempo em que há a possibilidade de ser contemplado com a carta de crédito e assim, comprar o bem que sempre desejou.

Como funciona

O sistema de consórcios é uma modalidade de compra programada, que reúne pessoas físicas ou jurídicas com objetivos semelhantes de compra. Conhecidos como consorciados, esses participantes contribuem com parcelas mensais destinadas a um fundo comum. Em planos maiores e com parcelas acessíveis, é possível adquirir uma cota de consórcio que atenda o seu objetivo de compra, sem sobrecarregar o orçamento. Basta fazer uma simulação de consórcio imobiliário com os valores desejados. Confira na sequência:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra;
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário. Se desejar esclarecer outras informações, agende uma visita ou solicite uma ligação. Caso contrário, você já poderá comprar online, a sua cota de consórcio sem juros.

Periodicamente, um ou mais consorciados são contemplados por sorteio ou lance e tornam-se aptos a utilizar parte desse fundo para comprar um imóvel. Entretanto, é preciso estar com os pagamentos em dia para que a contemplação não seja prejudicada.

Sem a incidência de juros, é possível fazer um consórcio para adquirir uma infinidade de bens, novos ou usados, comerciais ou residenciais; respeitando sempre as cláusulas contratuais com direitos e deveres. Para assegurar todo o seu investimento, é importante conhecer a administradora, antes mesmo de fechar negócio. Acompanhe um passo a passo simples para não errar nessa hora:

- Escolha uma administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil; entidade responsável por normatizar e fiscalizar o sistema de consórcios no país;
- Faça uma simulação de consórcio e verifique os planos disponíveis de acordo com o seu orçamento. Faça a adesão ao grupo que apresentar os melhores prazos e valores. Atenção: antes de assinar o contrato de adesão, não se esqueça de ler atentamente às cláusulas contratuais. Essa atitude poderá garantir todos os seus direitos e deveres;
- Ao confirmar a sua adesão, verifique como funciona a sua participação nas assembleias. É durante a realização delas, que as contemplações ocorrem, por meio de sorteios ou oferta de lances; caso deseje antecipar a conquista do seu sonho. Esses eventos podem ser transmitidos ao vivo e acompanhados online. Assim, você consegue acompanhar de perto, todas as informações sobre cota, grupo, lance e sorteio.

Bons motivos para você trocar de residência

Agora que você já sabe como funciona um consórcio imobiliário e entende sobre a importância dessa modalidade para o planejamento financeiro na compra de uma residência, você já conta com bons motivos para trocar a sua casa por uma mais nova, ou ainda, ampliar o seu patrimônio e garantir o futuro de toda a família diante de um investimento como esse.

Ao decidir pela compra do novo imóvel, faça o seu planejamento diante de todos os aspectos: carreira, filhos e financeiro. Um fluxo de caixa poderá ajudar nessa etapa, estipulando ainda, diante do seu orçamento, até quando poderá desembolsar para a compra de uma nova residência.

Como o consórcio imobiliário apresenta parcelamento integral, as parcelas tornam-se acessíveis e atraentes para os mais diversos bolsos. Vale lembrar que o saldo do FGTS do trabalhador pode ser utilizado, no âmbito do Sistema de Consórcio, por meio de oferta de "Lance" para obtenção da "Carta de Crédito" ou complementação do valor da "Carta de Crédito" obtida pelo trabalhador para compra de imóvel residencial concluído ou em construção.

O saldo da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS também pode ser utilizado para amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio.

O imóvel adquirido por meio de consórcio deverá ser residencial urbano e deverá estar registrado no Cartório competente em nome do trabalhador titular da conta vinculada. O valor máximo de avaliação do imóvel, na data da aquisição, não pode exceder ao limite estabelecido para as operações do SFH.

O que comprar com o consórcio?

Ao ser contemplado em um grupo consórcio de imóveis, você pode comprar qualquer bem imóvel, construído ou na planta, como:
- Casa ou apartamento;
- Casa de veraneio ou de campo para passar as férias;
- Imóvel comercial;
- Terreno e ainda pode até reformar seu imóvel. Consulte as regras da sua administradora.

Se o valor do bem que pretende adquirir for menor do que o valor recebido na contemplação, a diferença pode ser usada para quitar as parcelas a vencer, na ordem inversa. Se o valor do Bem escolhido for superior ao crédito, a administradora está desobrigada de pagar a diferença, ficando assim, sob a responsabilidade do consorciado.

Como a carta de crédito é entregue mediante sorteio ou oferta de lance, não há como prever um prazo específico para a contemplação. Entretanto, diante da possibilidade de ofertar um lance, essa etapa pode ser antecipada e o seu bem poderá ser adquirido.

Para conhecer valores e planos disponíveis, faça uma simulação e confira todas as vantagens para trocar de residência com o consórcio imobiliário.
 
Fonte: ABAC / Época Negócios

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play