Consórcio é uma alternativa contra alta do aluguel em SP

Consórcio é uma alternativa contra alta do aluguel em SP Consórcio é uma alternativa contra alta do aluguel em SP

Começo de ano é sempre a mesma coisa: IPTU, material escolar, IPVA, carnês, entre outras diversas coisas. Junto com todas essas contas ainda vêm o reajuste de aluguel, que é calculado uma vez por ano pelo IGPM (Índice Geral dos Preços do Mercado). Para saber qual critério é utilizado para aumentar o aluguel em 2011, é necessário que o inquilino leia com atenção o contrato de aluguel, pois além do Índice IGPM 2011, existem outros índices de inflação, como o IPC, medido pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) medido pelo IBGE.

Conforme pesquisa, 73% dos contratos que foram renovados formalmente no primeiro bimestre deste ano, na cidade de São Paulo, passaram por reajuste no aluguel. Em números absolutos, do total de 133 contratos de locação renovados em janeiro, 97 foram renegociados, enquanto 36 (27%) foram renovados formalmente sem ajustes no valor de aluguel.

Todos aqueles que necessitam de um imóvel para morar, mas não possuem o dinheiro para comprar a sua casa própria e sair do aluguel, podem programar essa compra pelo Consórcio de Imóveis.  Ao adquirir uma cota de Consórcio de Imóveis, você passa a fazer parte de um grupo, formado por pessoas físicas ou jurídicas, com a finalidade de formar uma poupança destinada à compra - no caso, de imóveis - por meio de autofinanciamento.

Todos os participantes do grupo contribuem com a formação da poupança por meio do pagamento de prestações mensais sem juros, calculadas de acordo com o valor total do crédito contratado, mais taxa de administração e fundo de reserva.

A cada mês, todos os participantes do grupo concorrem, em igualdade de condições, aos sorteios para a contemplação. Os consorciados também podem ofertar lances com recursos próprios ou lance embutido, que consiste em utilizar até 25% do valor do crédito para antecipar a contemplação e ter a carta de crédito liberada. Também é possível utilizar o FGTS para dar lances ou complementar o valor da carta de crédito para adquirir o imóvel desejado, devendo-se, entretanto, observar as normas do SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

Na contemplação o consorciado receberá uma carta de crédito, que pode ser utilizada na aquisição de qualquer tipo de imóvel: novo ou usado, residencial ou comercial, para a reforma do imóvel que já possuir ou para a construção em terreno de sua propriedade, em qualquer lugar do Brasil. Também é permitido utilizar o crédito para realizar a quitação total de financiamento em nome do próprio consorciado.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play