Consórcio de Imóveis ou Financiamento - Vantagens e Desvantagens

Consórcio de Imóveis ou Financiamento - Vantagens e Desvantagens Consórcio de Imóveis ou Financiamento - Vantagens e Desvantagens

De acordo com os resultados registrados pelo Sistema de Consórcios, em novembro do ano passado, o consórcio de imóveis chegou ao número de 533,7 mil participantes ativos. O percentual é 3,9% maior do que o registrado no mesmo mês de 2008 (513,5 mil).

De acordo com o presidente executivo da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), Paulo Roberto Rossi, o consórcio tem sido a alternativa de quem quer economizar e realizar o sonho da casa própria.

"Os consórcios proporcionam a aquisição da casa própria com parcelamento integral, sem juros, com parcelas adequadas ao bolso do comprador. A economia realizada torna o sistema um tipo de poupança com objetivo determinado e um formador de patrimônio pessoal ou familiar", revela.

Comercializações e contemplações

O acumulado de vendas entre janeiro e novembro de 2009 apresentou 184,6 mil novas cotas, número 2,4% menor que o registrado no mesmo período do ano anterior, quando foram vendidas 189,2 mil cotas.

No mesmo período de análise, as contemplações (momento em que os consorciados têm a possibilidade de adquirir seus imóveis) cresceram 13,3%, passando de 55 mil nos primeiros 11 meses de 2008 para 65,3 mil em igual período do ano passado.

Hoje, no Sistema de Consórcios, há mais de 3,8 milhões de participantes, que entraram no sistema para adquirir todos os tipos de bens, como veículos, imóveis e serviços.

Consórcio ou financiamento?

Na hora de escolher entre o financiamento e o consórcio para adquirir o imóvel, é importante ficar atento para as vantagens e desvantagens de cada opção e também ao seu perfil de comprador.

Enquanto é possível ter as chaves do imóvel assim que o financiamento é liberado, pelo consórcio, é preciso aguardar ser sorteado para ter acesso ao crédito.

Por outro lado, pelos consórcios, não são cobrados juros, apenas taxas de administração. Ainda não é preciso dar qualquer tipo de entrada para ingressar no sistema, ao passo que, nos financiamentos, um bom valor inicial ajuda na diminuição do prazo e, consequentemente, na queda dos juros.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play