Consórcio contemplado: como comprar ou vender com o MyCotas

Conheça o primeiro e único marketplace oficial do Brasil para compra e venda de consórcios contemplados.

Consórcio contemplado: como comprar ou vender com o MyCotas Consórcio contemplado: como comprar ou vender com o MyCotas

Quem faz um consórcio geralmente tem a intenção de adquirir um bem de forma planejada, afinal, a modalidade é uma excelente alternativa para fugir dos juros altíssimos dos financiamentos bancários.

Porém, muitas pessoas querem ou precisam de um crédito imediato, e por isso a comercialização de cotas contempladas é um mercado com grande potencial. É vantajoso tanto para quem compra quanto para quem vende. Pensando nisso, o Mycon criou o MyCotas, primeiro e único marketplace oficial para transações de cotas contempladas, deixando esse setor ainda mais atrativo e com maior segurança, já que o processo é validado por uma administradora reconhecida pelo Banco Central.

Veja como investir com a sua cota de consórcio

O Mycon é primeira fintech a comercializar consórcio de forma totalmente digital no Brasil e está inovando mais uma vez. Logo no início de 2022, a empresa criou o MyCotas e agora passa a contar com um marketplace oficial para comercialização de cotas de consórcios contemplados, algo inédito no mercado de consórcios brasileiro.

De acordo com o CEO do Mycon, Marcio Kogut, a ideia surgiu a partir de uma necessidade que a fintech detectou no chamado “mercado paralelo” de cotas contempladas, onde as negociações são realizadas sem a validação de uma administradora autorizada pelo Bacen, gerando inseguranças para as partes envolvidas, possibilidade de fraudes e ainda um custo adicional com a comissão que intermediários costumam cobrar para auxiliar no processo.

Segundo dados da ABAC - Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios, foram 905,39 mil contemplações realizadas entre janeiro e agosto/2021 (08 meses), que concederam 41,82 Bilhões em créditos (alta de +15,1 em relação ao mesmo período de 2020) e uma boa parte desse valor liberado, foi transferido para outra pessoa utilizar, na aquisição de imóveis, construção e reforma, quitação de financiamentos imobiliários, compra de veículos leves e pesados, máquinas e equipamentos agrícolas.
 

Mas afinal, o que é o MyCotas?

O marketplace MyCotas possibilita que a negociação seja realizada diretamente entre quem quer comprar e quem quer vender esse crédito, e o Mycon, como administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central, entra para validar todo o processo, garantindo que o consórcio contemplado que está sendo negociado, de fato existe e os valores de crédito, parcelas e saldo devedor estão corretos, proporcionando maior segurança para ambos os lados.

“Fomos pioneiros em lançar uma operação de venda de consórcios totalmente digital, agora estamos de novo na vanguarda desse segmento”, diz Kogut.

É tudo muito simples e traz vantagens tanto para quem quer vender como para quem quer comprar.
 

Veja em 3 passos como funciona o marketplace para compra e venda de cotas

1- Quem tem interesse em comprar uma cota contemplada, faz um cadastro no site do MyCotas e através de um buscador, encontra o crédito desejado. O sistema vai mostrar as cartas de crédito disponíveis e, se o comprador tiver interesse, manda uma mensagem para o vendedor – que é o cliente do Mycon que quer vender sua cota.

2- O vendedor receberá o contato do comprador e, assim, poderá fazer a negociação diretamente com ele. Para dar andamento, o vendedor envia os documentos do comprador e autoriza a administradora a fazer o processo de aprovação e transferência da cota contemplada.

3- Depois da transferência, o novo titular pode iniciar o processo de liberação do crédito para utilização, de acordo com as regras. Assim, de forma segura e sem intermediários, a negociação é realizada, proporcionando um lucro maior para quem vende e economia para quem compra.
 

Cotas contempladas: está ganhando tanto quem vende como quem compra

Quem adquire um consórcio contemplado, já tem acesso ao crédito de forma imediata para realizar aquilo que deseja. Com o dinheiro na mão, é possível sempre fazer o melhor negócio e não precisa cair num financiamento bancário, onde os juros cobrados podem fazer você pagar 3x mais e por muito mais tempo.

No MyCotas, você pode comprar uma cota contemplada de automóveis ou de imóveis e utilizar o crédito para adquirir o bem que deseja ou ainda construir, reformar e até mesmo quitar um financiamento.

Para o Mycon, os consórcios são a “Nova Poupança”, muito mais lucrativos do que apenas guardar o dinheiro no banco. “É possível fazer desse mercado realmente um investimento: você compra o consórcio, e quando for contemplado pode revender o valor do crédito para uma pessoa que tem urgência em adquirir o imóvel, assim ela não precisa aguardar a sua própria contemplação nem pagar os juros de um financiamento imobiliário.”, destaca.

Nessa negociação, o vendedor cobra um percentual sobre o valor do crédito contemplado (que pode chegar a 30% dependendo do prazo da contemplação), ou seja, o comprador paga a mais pela vantagem de obter um crédito já disponível para utilizar. Esse é um ganho atrativo e completamente legal. A negociação é feita diretamente entre as partes, porém a transferência de titular e a liberação do crédito precisa ser aprovada pela administradora, conforme as regras estabelecidas pelo Banco Central.

"É fácil de entender porque surgiu esse mercado e existe tanta procura, os juros cobrados para financiar um imóvel ou um automóvel no brasil são um absurdo, você compra 1 e paga 2, em alguns casos até 3 no final", complementa Kogut.
 

Confira os benefícios do Mycotas

-Marketplace oficial para compra e venda de consórcios contemplados;
-Sem intermediários ganhando comissão;
-Maior segurança para quem compra e para quem vende;
-Plataforma anti-fraude;
-Administradora autorizada pelo Banco Central validando o processo.
 

Saiba mais sobre o consórcio digital Mycon

Além de melhorar a experiência e possibilitar a compra do consórcio de maneira totalmente digital, o Mycon também conta com as menores taxas do mercado: apenas 9,99% (para qualquer produto, crédito ou prazo escolhido), contra a média de 23% dos bancos que atuam neste segmento. Isso somente é possível porque a fintech de consórcios possui uma operação mais enxuta e eficiente, eliminando a necessidade de intermediação na operação – ou seja, não é preciso que a compra de um consórcio seja realizada através de um vendedor comissionado.

O próprio cliente adquire o seu plano de consórcio diretamente pelo site ou App do Mycon de forma 100% digital, e se em algum momento precisar pode solicitar um atendimento humano. “Afinal, pra que você vai pagar comissão, dar o seu dinheiro pra alguém te vender um consórcio que você pode comprar sozinho? finaliza, Kogut.

Quer saber mais detalhes sobre a comercialização de cotas contempladas? Fala com o Mycon!

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play