Conheça as curiosidades sobre o crédito de casa no sistema de consórcios

Publicado em: 18/07/2019
Conheça as curiosidades sobre o crédito de casa no sistema de consórcios

O sistema de consórcios é uma modalidade de acesso ao crédito de casa ou até mesmo de outros bens, que possui legislação própria e normas editadas pelo Banco Central do Brasil. Embora seja um meio de compra facilitado e que reúne em grupos, pessoas com o mesmo objetivo, é preciso ter atenção e cuidado na hora de fechar negócio.
 
São várias administradoras de consórcios que oferecem o crédito de casa. Por isso, além de conhecer prazos e valores, você precisa encontrar também, uma empresa responsável, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central.
 
Uma das grandes vantagens do consórcio de imóveis, é que o consorciado pode usar o crédito de casa para adquirir imóveis novos ou usados, comerciais ou residenciais, no campo ou na praia. Essa liberdade de escolha colabora com quem ainda está em dúvida na hora de adquirir o imóvel. Portanto, com mais tempo para planejar e adquirir, as escolhas passam a ser mais conscientes e sem imediatismo. 
 
Entre as inúmeras vantagens do crédito de casa do consórcio, é preciso se atentar para algumas questões, como ter que aguardar pelo sorteio ou ofertar lance para ter o seu crédito de casa em mãos. Portanto, mais indicado para quem não tem pressa ou não necessita imediatamente do bem. Seja para morar ou ampliar o patrimônio, o crédito de casa é interessante para os mais diversos objetivos.
 
O consórcio é uma opção viável ao financiamento imobiliário, uma vez que não há cobrança de juros ou de parcelas intermediárias. No consórcio, existe um autofinanciamento, que nada mais é do que as contribuições mensais dos próprios integrantes dos grupos de consórcios para formar uma poupança e adquirir um bem quando ocorrer a contemplação.
 
Vale lembrar ainda, que se o valor da carta de crédito chegar a ser inferior ao do imóvel pretendido, o restante deverá ser de responsabilidade do comprador.
 
Ainda sobre o crédito de casa no consórcio, se você fez um financiamento e está sobrecarregado com os juros, é possível utilizar a carta de crédito para quitar um financiamento em nome do próprio consorciado, conforme a Lei de nº 11.795/08. A regra é válida para quitar somente o financiamento de um mesmo tipo de bem do consórcio.
 
É importante ressaltar que o uso da carta de crédito para essa finalidade deve ser suficiente para a quitação total do financiamento e deve ocorrer somente após a contemplação por sorteio ou oferta de lance. 

Como ser contemplado com crédito de casa no consórcio? 

Como dissemos, você precisa fazer parte de um grupo de consórcio para crédito de casa, organizado e gerenciado por uma administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central. Dessa forma, é possível simular a compra de um consórcio para conhecer o melhor plano de pagamento e as parcelas que atendem o seu orçamento. Para ajudar a comparar, antes de fazer a sua escolha, confira um passo a passo do portal Consórcio de Imóveis que apresenta o simulador de consórcios online:
 
- Acesse o portal Consórcio de Imóveis para conhecer melhor como funciona o sistema de consórcios e fazer a sua simulação;  
 
- São duas formas de simulação. Você pode optar por um plano no valor de crédito de casa ou de parcela;
 
- Na sequência, selecione a barra do simulador de consórcios para o valor de crédito desejado. São várias opções para você escolher;
 
- Preencha com os seus dados, as informações necessárias para otimizar o atendimento e confira as alternativas de acordo com o seu objetivo de compra.
 
Por se tratar de uma ferramenta de simulação online de crédito de casa, você pode acessá-la em qualquer lugar, basta ter internet. Além de gratuita, a simulação pode ser realizada a qualquer momento.
 
Se você já escolheu a sua administradora e comparou os melhores planos para adquirir a sua cota de consórcio, é hora de fechar negócio para concorrer aos sorteios e aguardar pela contemplação. 

Vantagens de crédito de casa

No uso de crédito de casa vinculado à aquisição de imóveis, é possível adquirir bens novos e até usados, desde que pertençam à mesma categoria. Independentemente da administradora escolhida para fazer o consórcio, você terá sempre o direito de escolher o fornecedor que melhor lhe convier.
 
Para ser que a sua cota de consórcio seja contemplada sem impedimentos, é preciso estar com as parcelas em dia. O consorciado que estiver com atraso ou falta de pagamento, não poderá participar do sorteio e/ou lance, dependendo do que estiver acordado no contrato com a administradora.
 
Para que o consórcio se torne a melhor opção de crédito de casa, é importante estar ciente das regras, de como funciona cada etapa e das melhores formas de ser contemplado. Portanto, não tenha pressa de fazer a sua escolha. O consórcio é uma modalidade de compra baseada no planejamento, na economia e na facilidade.
 
Ao entrar para um grupo de consórcio, lembre-se que a contemplação não tem data específica para ocorrer. Portanto, pode vir a qualquer momento até o término do grupo. 
 
Outro ponto importante a ser considerado é a responsabilidade das administradoras na hora de comercializar cotas e organizar os grupos. Consulte sempre o Banco Central antes de fechar negócio. A entidade disponibiliza um ranking frequente das empresas com mais reclamações e ainda, a relação completa das administradoras autorizadas.
 
Sabendo de todos os cuidados necessários, antes de assinar qualquer papel ou contrato de adesão para crédito de casa, leia atentamente todas as cláusulas contratuais para evitar problemas futuros.
 
Faça do consórcio, a melhor escolha para ter o seu crédito de casa sem juros e com mais facilidades. Simule o consórcio de imóvel com o valor de crédito de casa ou parcela desejados e analise todas as possibilidades ao programar a compra do seu imóvel.


Veja mais notícias