Conheça a importância do consórcio de casa

Publicado em: 19/08/2019
Conheça a importância do consórcio de casa

O consórcio possibilita a compra programada de bens, sem deixar que a aquisição por impulso atrapalhe no planejamento. Para quem deseja comprar a casa própria, comprar um terreno ou ampliar o patrimônio visando rendimentos com locação para o futuro, o consórcio é uma ótima opção frente aos juros elevados e burocracia do mercado em outras modalidades de compra.

A flexibilidade do consórcio de casa permite que o consorciado, quando contemplado por sorteio ou oferta de lance, possa optar por adquirir qualquer bem pertencente à categoria de seu grupo de consórcio.

Dessa forma, mesmo para quem ainda está na dúvida entre casa ou apartamento, terreno ou imóvel na planta, ao adquirir a cota de consórcio, é possível programar a compra e decidir pelo bem somente após ser contemplado, conforme as regras estabelecidas em contrato e de acordo com o plano e crédito escolhidos.

Como ser contemplado no consórcio de casa?

No consórcio de casa ou em qualquer outro, independentemente da escolha do bem, a contemplação pode ocorrer somente por sorteio ou oferta de lance.

Diante dessas possibilidades, o vendedor de consórcios não pode prometer a contemplação imediata e nem mesmo uma data específica para o recebimento do crédito, mesmo se houver a quitação ou a antecipação do pagamento de prestações.

De acordo com o Banco Central, entidade que fiscaliza e autoriza as administradoras de consórcios, os critérios para participar dos sorteios ou para ofertar lances devem estar previstos em contrato, que deve, inclusive, indicar se há possibilidade de oferecimento de lance ou realização de sorteios pela internet. Todas essas informações devem estar previamente definidas antes de fazer negócio.

As contemplações dependem da existência de recursos no grupo. Portanto, ao fazer parte de consórcio de casa é preciso estar comprometido com os pagamentos, uma vez que outros integrantes do grupo também aguardam pelo recebimento da carta de crédito. Assim, você também assegura o sucesso futuro da sua contemplação.

Vantagens e possibilidades do consórcio de casa

É importante ficar atento à possibilidade de valorização e desvalorização do imóvel a ser comprado. Por isso, para assegurar que você tenha o poder de compra nessa modalidade programada, o valor da carta de crédito é sempre atualizado.

Como muitos grupos de consórcio podem durar alguns anos, isso é necessário. O valor do bem pode variar para mais ou para menos no momento da contemplação. Dessa forma, as administradoras realizam os cálculos e atualizam o valor da carta de crédito do consórcio de casa de cada consorciado do grupo, reajustando assim, o valor das respectivas parcelas.

Verifique junto à sua administradora, todos os critérios de reajuste, a taxa de administração e outras normas importantes para fazer parte de um grupo de consórcio com tranquilidade. Certifique-se ainda, se a sua administradora é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central; atitude imprescindível para conhecer mais sobre o consórcio e fazer parte de um grupo.

Para conhecer diversos planos de consórcio de casa para o seu objetivo de compra, simule online a compra da sua cota no portal Consórcio de Imóveis!


Veja mais notícias