Comprar um imóvel mais barato ou adiar a compra da casa própria?

Se na hora de optar pela modalidade de compra, você encontrar burocracia e juros elevados, o consórcio imobiliário pode ser uma ótima opção.

Comprar um imóvel mais barato ou adiar a compra da casa própria? Comprar um imóvel mais barato ou adiar a compra da casa própria?

A Caixa Econômica Federal reduziu para 50% do valor total do imóvel o limite para financiamento. A adesão vale para todas as modalidades de crédito imobiliário, como o Minha Casa, Minha Vida, empréstimos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, também, aqueles que usam o dinheiro da caderneta de poupança.

Diante da nova medida, qual seria a melhor alternativa? Adiar a tão sonhada compra da casa própria ou partir para um imóvel mais barato? De acordo com o economista Roberto Ellery, a compra da casa própria precisa ser pensada em longo prazo e com muita segurança, de preferência, com pouco endividamento.

Quanto você precisa para comprar um imóvel? Essa questão é importante e decisiva na hora de escolher. Leve em consideração a incidência de juros e a sua necessidade, sem sobrecarregar o orçamento.

O preço médio de venda de imóveis residenciais em 20 cidades brasileiras manteve-se praticamente estável em setembro, na comparação com agosto, registrando variação de -0,07%. De acordo com o índice Fipezap, que acompanha o preço médio do metro quadrado de apartamentos prontos, no acumulado do ano, os preços recuaram 0,56%.

De acordo com o mercado imobiliário, apartamentos no primeiro andar, por exemplo, têm chamado a atenção pelo preço baixo e podem ser 15% ou até 20% mais baratos que os demais, dependendo do empreendimento. Há também, o morador que prefira o conforto e a infraestrutura ao morar em uma cobertura. Porém, o custo em média pode ser até 30% mais caro que em outro andar.

Se na hora de optar pela modalidade de compra, você encontrar burocracia e juros elevados, o consórcio imobiliário pode ser uma ótima opção para não adiar o sonho da casa própria. Além de parcelamento integral, planos maiores e parcelas mais acessíveis, o consórcio permite programar a compra de um imóvel novo ou usado, comercial ou residencial, em médio e longo prazo, com segurança e mais flexibilidade.

Para conhecer os melhores planos para o seu bolso, faça uma simulação com o valor do imóvel desejado e confira todas as vantagens.
 
Fonte: Agora São Paulo / O Globo / EBC

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play