Comprar apartamento financiado ou fazer um consórcio de imóveis?

Entre as modalidades de compra mais comuns estão os consórcios e os financiamentos. Saiba qual escolher?

Comprar apartamento financiado ou fazer um consórcio de imóveis? Comprar apartamento financiado ou fazer um consórcio de imóveis?



Conseguir desconto na hora de comprar apartamento é uma vantagem atraente para quem paga à vista por um bem. Mas como conseguir esse benefício se os juros estão cada vez mais altos e a restrição de crédito maior? Dúvidas como essas atrapalham o sonho de consumo do brasileiro, que muitas vezes, deixa de adquirir um bem pela falta de informação ou pelo excesso de burocracia.

Entre as modalidades de compra mais comuns estão os consórcios e os financiamentos. Mas qual escolher? É melhor comprar apartamento financiado ou fazer um consórcio de imóveis?

Depende da sua necessidade. Se a intenção é planejar a compra do seu apartamento com calma e tranquilidade, o consórcio de imóveis é uma ótima opção. Sem a incidência de juros ou parcelas intermediárias, você também pode utilizar até 10% do crédito para despesas, como transferência de propriedade, tributos, registros cartoriais, entre outros.

A carta de crédito que você recebe ao ser contemplado por sorteio ou lance equivale à compra de um bem ou serviço à vista. Dessa forma, no momento da aquisição, você tem ainda o poder de barganha e de negociação para conseguir benefícios e melhores preços.

Vale lembrar que pelo sistema de consórcios, quando houver a contemplação, o consorciado pode optar por adquirir qualquer bem pertencente à categoria de seu grupo de consórcio. Portanto, com mais flexibilidade, é possível escolher apartamento novo, usado ou na planta e até terreno ou imóvel comercial.

No financiamento, a instituição financeira libera recursos para a compra do apartamento mediante a aprovação de crédito e de acordo com o perfil financeiro de cada cliente. Dessa forma, o cliente paga pelo valor em mãos com acréscimo dos juros. Já no consórcio imobiliário, não há empréstimo. Todo o valor é resultante das contribuições do grupo, como um autofinanciamento. Por isso, as parcelas são acessíveis e sem juros.

Encontre a sua melhor alternativa para comprar apartamento sem juros. Faça uma simulação online agora mesmo e confira todos os planos.
 
Fonte: InfoMoney / ABAC

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play