Como ter mais chances de ser contemplado no consórcio

Para o consumidor que planeja o futuro, fazer um consórcio é uma forma de manter a disciplina financeira. Confira!

Como ter mais chances de ser contemplado no consórcio Como ter mais chances de ser contemplado no consórcio



O número de participantes no sistema de consórcios chegou a 6,96 milhões no primeiro bimestre deste ano. Com um avanço de 8,5% nas adesões nos mais diversos setores e de 21,9% nos negócios, de acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), a modalidade tem se mostrado alternativa para quem deseja adquirir bens mesmo em momentos de instabilidade econômica.

Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, o mecanismo tem provado que muitos consumidores, ao gerir suas finanças pessoais com atenção, cuidado e inteligência, apoiados na essência da educação financeira, têm optado pelo consórcio como melhor alternativa para concretizar objetivos pessoais, empresariais e familiares.

Para o consumidor que planeja o futuro, fazer um consórcio é uma forma de manter a disciplina financeira e é indicado principalmente para quem não consegue juntar dinheiro por conta própria. Ao adquirir uma cota de consórcio imobiliário, o consorciado passa a ter um compromisso com a administradora e demais participantes do grupo, uma vez que precisa estar com os pagamentos em dia para que a contemplação não seja prejudicada.

O processo de contemplação no sistema de consórcios é um dos momentos mais aguardados pelos participantes. Trata-se da atribuição ao consorciado do crédito para a aquisição do bem, segundo o Banco Central do Brasil. O crédito corresponde ao valor atualizado do bem na data da sua contemplação. No caso do consorciado excluído, o crédito corresponde ao valor a ser pago para a restituição das parcelas pagas, considerado crédito parcial.

Para ser contemplado no consórcio de imóveis é preciso ficar atento às assembleias mensais. É durante esses eventos, geralmente ocorrem mensalmente, que por sorteio ou oferta de lance a contemplação ocorre.
Não é possível prometer ou garantir a contemplação imediata. Mesmo se houver a quitação ou antecipação do pagamento das prestações, só há duas maneiras de ser contemplado: sorteio e lance.

De acordo com o Banco Central, os critérios para participar dos sorteios e para ofertar lances devem estar previstos no seu contrato, que deve, inclusive, indicar se há possibilidade de oferecimento de lance ou realização de sorteios pela internet. Os critérios de desempate também devem estar previamente definidos. Vale lembrar que as contemplações dependem da existência de recursos no grupo.

Consórcio é seguro

Para assegurar todo o seu investimento e ser contemplado no consórcio de imóveis, é preciso escolher uma administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, entidade que fiscaliza a atuação dessas empresas, conforme disposto na Lei 11.795, de 2008. Para não errar na sua escolha, no próprio site do Banco Central, é possível avaliar a relação completa das administradoras de consórcios autorizadas a funcionar. Siga os passos: seguindo: Sistema Financeiro Nacional > Informações cadastrais e contábeis > Informações cadastrais > Relação de instituições em funcionamento no país.

Após conhecer escolher a sua administradora e conhecer como funciona o sistema de consórcios, leia atentamente o contrato de adesão antes de fechar qualquer negócio. Verifique se as condições da operação de consórcio, bem como, os direitos e deveres de ambas as partes, estão explícitas e claras no contrato, além de informações sobre seguro, despesas, antecipação, condições e garantias, entre outras.
Antes de assinar o seu contrato, saiba como funciona o consórcio!

Como funciona

O sistema de consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas físicas ou jurídicas, que tem como objetivo comum, adquirir de forma parcelada, imóveis ou qualquer outro bem disponibilizado pela administradora. Os consorciados recebem um número de identificação correspondente à cota, formando assim, um grupo. Diante das contribuições mensais, arrecadam o valor necessário para as contemplações, ou seja, para a entrega dos bens escolhidos. Conheça as principais características desse sistema de compra, conforme informações no site da ABAC:

- Parcelamento integral;
- Diversidade de prazos para pagamentos;
- Poder de compra à vista;
- Possibilidade mensal de obter crédito por meio de sorteio;
- Oportunidade de formar e ampliar patrimônio;
- Flexibilidade do uso do crédito;
- Acelerar contemplação com a oferta de lances.

Como aumentar as suas chances?

Com o consórcio é possível comprar casa, terreno, apartamento ou qualquer outro bem, sem precisar vender outro imóvel da família ou seja, sem se descapitalizar. Para aumentar as chances de contemplação e correr para comprar o imóvel que sempre desejou, basta ofertar um lance. Confira quais são essas possibilidades:

Lance Livre: você oferta o percentual que desejar e o maior lance ofertado ganha. Sempre calculado sobre o valor do crédito e de acordo com o saldo do grupo. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.

Lance Fixo: você oferta o percentual fixo que deve ser 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com a característica do seu grupo. No lance fixo você pode utilizar até 25% da carta de crédito para completar o seu lance. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.
Lance de antecipação: você pode antecipar o valor que desejar e o saldo acumula para possível oferta de lance ou abatimento de parcelas, o importante é poupar. O prazo para pagamento do lance vencedor é de 5 dias úteis contados a partir da data da contemplação.

Para utilizar o crédito, o consorciado ativo contemplado deverá apresentar garantias ao grupo, que estarão indicadas no contrato firmado. O consorciado contemplado deverá comunicar a sua opção de compra à administradora formalmente.

No caso de aquisição de imóvel residencial, o consorciado poderá utilizar o saldo da sua conta vinculada ao FGTS para ofertar lance, amortizar, liquidar ou pagar parte das prestações do consórcio ou complementar o crédito, conforme as atuais regras constantes do manual da Caixa Econômica Federal.

É possível contar com uma infinidade de planos e créditos. Por isso, para facilitar a sua escolha é só fazer uma simulação com os valores que pretender pagar. Veja como funciona no Consórcio de Imóveis:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o bem que deseja adquirir e selecione o método de simulação: crédito ou parcela mensal;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular. Continue!
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. As informações irão ajudar a otimizar o atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra;
5º - Confira os planos e o valor da parcela para a compra programada do bem desejado.

É possível realizar diversas simulações, além de escolher um plano que caiba no seu orçamento, sem sobrecarregá-lo. Além de todas as vantagens ditas até aqui, o Consórcio de Imóveis proporciona flexibilidade, seja para escolher um plano ou para comprar um bem. Como a carta de crédito de mãos, recebida por sorteio ou lance, equivale à compra de um bem à vista. Assim, no momento da sua aquisição, você tem o poder de barganha e de negociação para conseguir muitos benefícios e os melhores preços.

Caso o valor do bem seja menor do que o valor recebido por meio da contemplação, a diferença pode ser utilizada, a seu critério, da seguinte maneira:

I – Pagamento de despesas (transferências de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguro) relacionadas à aquisição do bem ou do serviço, usando até 10% do valor total de crédito recebido na contemplação;
II – Quitação de prestações do consórcio, conforme estabelecido em contrato;
III – Recebimento da diferença em espécie, desde que suas obrigações financeiras para com o grupo e administradora estejam totalmente quitadas.

Caso contrário, você pode complementar o valor do bem com recursos próprios. E vale destacar que, no caso do consórcio de imóveis residenciais, você pode ainda usar seu FGTS.

Faça agora mesmo, a sua simulação de consórcio online! Confira os planos e escolha um de acordo com os seus objetivos de compra. Antes de adquirir, se necessário, esclareça todas as suas dúvidas solicitando uma ligação, agendando uma visita, chat ou SAC eletrônico.
 
Fonte: ABAC / UOL / Banco Central

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play