Como funciona o consórcio para comprar casa?

Publicado em: 29/01/2018
Como funciona o consórcio para comprar casa?

Comprar a casa própria é um desejo muito presente entre os brasileiros. Há quem não tenha disciplina ou ainda, o valor total para pagamento à vista. Então, o que pode ser feito?

O consórcio imobiliário tem se tornado um meio muito comum e eficaz para a compra programada de bens. Sem a incidência de juros ou parcelas intermediárias, fazer consórcio para adquirir casa, apartamento, terreno e até imóvel comercial; novo ou usado, já é possível. Há quem considere os consórcios como uma forma de investimento para médio ou longo prazo, indicado principalmente para quem não tem pressa ou não necessita imediatamente do bem.

Seja para adquirir a casa própria, ampliar o patrimônio ou pensar na aposentadoria com o retorno financeiro de imóveis alugados, o consórcio é amplo e bastante flexível, além de proporcionar mais poder de compra quando estiver com a carta de crédito em mãos, uma vez que equivale à compra de um bem à vista. 

Ao adquirir um consórcio você poderá escolher o valor do seu crédito e em quanto tempo deseja pagá-lo, isso ficará registrado em seu contrato de adesão. Saiba o que considerar ao fazer um consórcio para comprar casa.

Adquirir consórcio é seguro?

O sistema de consórcios para a compra programada de imóveis é seguro, desde que a administradora seja autorizada e fiscalizada pelo Banco Central. Por isso, é importante analisar vantagens, pesquisar planos e conhecer mais sobre a empresa e suas ações perante clientes.

O Banco Central divulga com frequência, o ranking de administradoras de consórcios com mais reclamações. Esse fator pode ser importante na hora de acertar na sua escolha.

Como retirar o bem pelo consórcio?

Com a escolha da administradora feita, é preciso conhecer prazos e valores. Com a ferramenta de simulador de consórcios, é possível escolher um plano de acordo com o seu objetivo de compra e sua disponibilidade financeira, sem sobrecarregar o orçamento.

Após fazer a sua escolha, é hora de adquirir a sua cota para participar dos sorteios. No consórcio, não há como garantir um prazo de contemplação específico, uma vez que a entrega da carta de crédito ocorre mediante sorteio ou oferta de lance.

Para antecipar a contemplação e não contar somente com a sorte, a oferta de lance ajuda a aumentar suas chances e chegar mais perto da casa própria. Pode ocorrer quando um valor de abatimento de crédito é oferecido. Saiba como funciona a oferta de lance no Consórcio de Imóveis.

O consórcio imobiliário funciona de uma maneira simples e sem burocracia. Confira outras vantagens ao simular a compra do seu imóvel:
- Acesse o simulador do Consórcio de Imóveis https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
- Escolha o produto que deseja adquirir. Pode ser casa, terreno, apartamento e até imóvel na planta, comercial ou residencial;
- Selecione o método de simulação por crédito ou parcela e o valor que será simulado;
- Informe os seus dados e confira os planos e parcelas disponíveis para a compra do seu imóvel sem juros.

Não é bem simples? Faça uma ou mais simulações com o consórcio imobiliário e adquira o seu bem de maneira programada e com economia.
 
Fonte: Rádio CBN


Veja mais notícias