Como funciona o consórcio imobiliário: Tudo sobre consórcio

Para comprar sua casa, sem dúvidas, o consórcio é o modo mais vantajoso. Quer saber como funciona o consórcio imobiliário? Confira!

Como funciona o consórcio imobiliário: Tudo sobre consórcio Como funciona o consórcio imobiliário: Tudo sobre consórcio

Se você está em busca da casa própria, ampliação de patrimônio, ou simplesmente quer parar de pagar aluguel, precisa conhecer e saber como funciona o consórcio imobiliário. O consórcio é uma forma de autofinanciamento, semelhante a uma compra parcelada, utilizado por milhares de pessoas na aquisição de um bem, atualmente.

Para adquirir imóveis, a modalidade se mostra muito vantajosa economicamente, principalmente se comparada com seu maior concorrente: o financiamento. Tudo isso porque o consórcio é livre de juros e permite a compra de um imóvel de forma muito mais barata.

O consórcio Mycon é o primeiro consórcio digital do país e, por isso, consegue ter os melhores planos e as menores taxas do Brasil, tornando real a conquista da casa própria.

Ficou curioso sobre como funciona o consórcio imobiliário e como realizar o seu sonho? Continue lendo este conteúdo que vamos tirar todas as suas dúvidas.

Como funciona o consórcio imobiliário?

O consórcio nada mais é do que a união de pessoas em um grupo que têm um objetivo em comum, seja realizar a compra de um bem como imóvel ou móvel, ou mesmo de um serviço. No caso do bem imóvel, essas pessoas poderão adquirir uma casa, um apartamento, um terreno, uma sala comercial, entre outros, com inúmeras vantagens.

Essa compra programada – forma como o consórcio também é chamado – facilita muito a vida daqueles que não têm o dinheiro à vista para comprar um imóvel e também não querem entrar em um financiamento que possui um montante de juros tão grande que, no final, o consumidor pagará o valor de dois ou até três imóveis.

Diferente do empréstimo, consórcio é uma forma econômica de guardar dinheiro e formar uma poupança sem se descapitalizar. Como o parcelamento é integral, o consórcio não apresenta juros ou parcelas intermediárias e também não é preciso oferecer um valor como entrada. Dessa forma, a escolha por bens de menor ou maior valor são bastante flexíveis com a carta de crédito em mãos, que tem o mesmo valor de um pagamento à vista.

Funciona assim: todo consórcio é gerido por uma administradora de crédito, que organiza e gerencia todo o processo, além de realizar as cobranças e liberar os valores para os participantes dos grupos. Cada participante paga mensalmente o valor do seu parcelamento, de acordo com o prazo e o valor total do bem que escolheu na hora de comprar a cota.

Dessa forma, os participantes concorrem nos sorteios mensais e, quando contemplados, pegam o dinheiro, que no consórcio chamamos de carta de crédito, para poderem comprar o imóvel que desejarem.

Vale ressaltar que também há a oferta de lances, fazendo com que essa contemplação possa ser mais rápida, sem depender exclusivamente da sorte. Vamos dar mais detalhes desse tema mais para frente.

Quem pode fazer um consórcio imobiliário?

No processo de aquisição de um consórcio imobiliário é comum aparecerem várias dúvidas como “precisa ter o nome limpo para fazer um consórcio?” ou “precisa ter score no Serasa?”, entre outras questões que são feitas durante processos de empréstimo e financiamentos pelos bancos.

Mas a ótima notícia é que as restrições no seu nome não impedem você de fazer o consórcio. Portanto, você pode fazer o seu consórcio e ir pagando as mensalidades recorrentes até ser contemplado.

Entretanto, é válido lembrar que para que o valor após a contemplação seja liberado, todas as restrições em seu nome devem ser ajustadas para que não haja nenhum impeditivo de transferência.

Quantas pessoas são contempladas no consórcio por mês?

No Consórcio Mycon, quem mantém os pagamentos em dia automaticamente concorre aos sorteios mensais e pode ser contemplado a qualquer momento. As contemplações são realizadas por sorteio e por lance, assim, em média, o grupo contempla duas ou mais pessoas todo mês.

Mensalmente, pelo menos uma ou mais pessoas são sorteadas para pegar o dinheiro antecipadamente e comprar o seu imóvel. Todos têm as mesmas chances e os sorteios são realizados através da extração da Loteria Federal imediatamente anterior à data da assembleia do grupo.

Além dos sorteios, que é a forma mais tradicional de contemplação em um consórcio, também há a oferta de lances, sendo mais uma chance de pegar o dinheiro e poder comprar o tão desejado imóvel.

O lance é como um leilão individual à parte e pode ser especificado em lance livre e lance fixo. Cada um com suas particularidades, mas, sem dúvidas, a oferta de lances é uma excelente estratégia para acelerar a contemplação.

É importante ressaltar que só paga o lance quem for contemplado e, além disso, você pode usar o valor do FGTS para dar um lance também. Confira quais são as regras para usar o FGTS no consórcio.

O participante do consórcio Mycon pode acompanhar através do app todas as etapas ocorridas durante as assembleias, além de consultar outras informações, sobre lance, cota e grupos e muito mais.

Quanto tempo leva para ser contemplado no consórcio imobiliário?

Não há como prever a contemplação pelo sorteio. Como o próprio nome já diz, sorteio deriva de sorte e da aleatoriedade.

Mas a boa notícia é que, no Mycon, o número máximo participantes em cada grupo não ultrapassa 999 (número muito menor que nas outras administradoras e também nos consórcios dos bancos), fazendo com que a chance de contemplação mensal realmente seja alta.

Quanto à oferta de lances, a probabilidade de contemplação pode variar muito entre um grupo e outro. No app do Mycon, é possível acompanhar o valor médio de lances ofertados. Sendo assim, se o seu desejo é ser contemplado por lance, pode traçar a melhor estratégia diante dos valores ofertados e, dessa forma, lançar um valor certeiro.

No geral, há, em média, 60% de chances de contemplação antes da metade do prazo, contra 40% de chance de ser contemplado depois da metade do prazo total do consórcio.

Nessa lógica, é possível ter o crédito liberado antes mesmo de terminar de pagar as parcelas, mesmo que nunca ofereça um lance para antecipar a contemplação. E mesmo quem for contemplado somente no final, recebe o valor que pagou, corrigido monetariamente.

O que fazer depois de contemplado e quanto tempo leva para liberar o valor?

A contemplação é o momento mais aguardado por quem faz um consórcio. Sem dúvidas, a primeira coisa a fazer depois de contemplado é comemorar! Afinal, chegou a hora de poder comprar aquele imóvel que tanto deseja, por um valor justo e muito mais acessível do que se fosse em um financiamento.

A carta de crédito corresponde a dinheiro à vista e, assim, há maior poder de negociação na hora da compra. Ou seja, você pode conseguir até um valor mais baixo do que o ofertado para aqueles que optam pelo financiamento.

Quando se é contemplado, é necessário passar pelo processo de aprovação de cadastro para ter o crédito liberado. Nesse momento não poderá haver inadimplência em seu nome, além da entrega de documentos do imóvel que vai adquirir.

Essa aprovação de cadastro e as demais garantias necessárias para a liberação do crédito são exigências do Banco Central do Brasil e servem para assegurar aos demais participantes do grupo que aquela pessoa que já recebeu o crédito, vai continuar pagando as suas parcelas até o final do seu prazo.

Depois desse processo, que costuma levar cerca de 15 dias, o crédito é liberado e o consorciado continua pagando as parcelas do consórcio normalmente, até o encerramento do plano.

como-funciona-o-consorcio-imobiliario-mycon-consorcios

Consórcio é investimento

Agora que você passou a entender como funciona o consórcio imobiliário, talvez tenha notado que, além de uma opção bem mais vantajosa para auxiliar na realização do seu sonho, essa modalidade ainda serve como um investimento mais rentável do que a poupança.

Enquanto na poupança você deposita uma quantia mensalmente para poder acumular dinheiro com uma rentabilidade de, aproximadamente, 0,5% ao mês somada a taxa referencial, no consócio você paga todo mês um boleto com o valor pré-definido em sua contratação e, conforme passa o tempo, o valor é ajustado de maneira que a carta de crédito não desvalorize. Ou seja, independente do tempo que você estiver investindo na cota, o valor sempre será reajustado de acordo com a porcentagem do valor do imóvel, permitindo que você mantenha os planos da compra do imóvel mesmo que haja alguma alteração em seu custo.

Além disso, existe a possibilidade de se ganhar até 30% de ágio sobre a venda da carta contemplada, caso você mude de ideia e não queira mais seguir com a compra do imóvel.

Como funciona a venda carta de credito imobiliário

Quando se é contemplado você recebe uma carta de crédito imobiliário que, em outras palavras, significa que já está com o dinheiro na mão para fazer a compra. Mas pode acontecer de os planos mudarem e, ao invés de querer um imóvel você prefira passar essa carta para outra pessoa e lucrar com essa venda.

Entre as administradoras de consórcio tradicionais não existe nenhum procedimento seguro e oficial de venda de cartas contempladas. Geralmente, um vendedor se apresenta como um intermediador, oferecendo uma proposta pela venda da contemplação, já incluindo sua comissão.

Porém, assim como o Mycon revolucionou a maneira de fazer consórcios, também chegou com a solução para garantir a segurança entre as transações e, principalmente, garantir que você tenha até 30% do valor da carta de lucro pela venda através do Mycotas, ferramenta exclusiva para seus clientes abrirem negociações sobre suas contemplações. Ou seja, além de assegurar a venda da sua carta contemplada, você ainda pode tirar um valor de ágio ao negociá-la.

É vantajoso fazer um consórcio imobiliário?

O brasileiro quando quer ou precisa adquirir algo de maneira parcelada, automaticamente já imagina que parcelamento é sinônimo de juros. Esse pensamento causa um profundo desânimo e faz com que muitas pessoas simplesmente desistam de realizar seus sonhos, como a conquista da casa própria.

Mas é possível adquirir um bem de alto valor de maneira parcelada e de forma mais barata, com o consórcio imobiliário.

Vantagens e desvantagens do consorcio

O consórcio imobiliário é uma modalidade de compra parcelada sem juros, sem burocracia, gerenciado por uma administradora de crédito e com uma taxa de administração muito menor. O que a torna muito mais vantajosa do que um financiamento.

Tornando-se uma das principais administradoras de crédito do Brasil, o Mycon chegou ao mercado com uma proposta diferente e totalmente inovadora em relação ao consórcio tradicional – quebrando barreiras e trazendo à tona algo pelo qual a modalidade praticamente não contava até então, a tecnologia.

É aí que o Mycon se diferencia e consegue manter o melhor preço para o cliente, já que não conta com equipes de vendedores e, consequentemente, dispensa qualquer taxa adicional de comissionamento a ser paga pelo cliente.

Essa vantagem reflete diretamente no bolso do consumidor final, que paga um preço justo tanto pela cota quanto pelo bem que deseja.

Com o Mycon, é possível comprar imóveis, automóveis, motos e serviços da forma mais barata hoje no país! Conheça o consórcio digital Mycon, o consórcio que mais contempla hoje no Brasil.

Agora que você entendeu como funciona o consórcio imobiliário e quais suas vantagens, vamos falar sobre seus benefícios e diferenças em relação ao financiamento.

Diferença entre financiamento e consorcio

Já que citamos o financiamento, nada melhor do que comparar as duas modalidades de compra e descobrir as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Aqui em nosso blog já te mostramos como escolher o melhor plano, dependendo de casa necessidade, então confira o conteúdo caso ainda esteja em dúvida sobre como funciona o consórcio imobiliário e se é a melhor escolha para você.

De qualquer modo, a casa própria continua sendo o principal sonho de consumo dos brasileiros. Não é à toa que o mercado imobiliário segue otimista e positivo, mesmo após muitas crises enfrentadas como a pandemia, guerras e o sobe e desce da inflação.

No financiamento, a contratação do empréstimo geralmente é feita através de um valor de entrada e com o pagamento mensal de parcelas que trazem juros bastante significativos, com longos prazos, aumentando - e muito - o preço final de aquisição.

O imediatismo é a principal característica que faz alguém optar pelo financiamento na hora de comprar um imóvel. A possibilidade de obter um bem de maneira imediata pode ser visto como vantagem, mas acontece que dessa forma, as pessoas assumem dívidas que chegam a valores muito superiores aos do efetivo bem.

Milhares de pessoas não conseguem manter um financiamento até o fim e, entre os motivos estão problemas financeiros, perda de renda, crise econômica, juros altíssimos que encarecem as parcelas, entre outros. Então fica claro que, mesmo com o crescimento expressivo do mercado imobiliário, a quitação de um financiamento bancário, que pode perdurar por até 35 anos, se tornou um verdadeiro desafio para os brasileiros.

Já o consórcio é tradicionalmente conhecido como uma opção segura para aquisição programada, por meio da formação de grupos de pessoas interessadas na compra do mesmo bem.

Eles são gerenciados por administradoras, as quais cobram uma taxa de administração, muito inferior aos juros do financiamento, fazendo com que o consórcio se torne uma excelente opção para quem busca comprar com menor custo total, contribuindo para o planejamento financeiro e otimização de recursos.

O que é taxa de administração do consórcio?

Para que a administradora de consórcio consiga organizar os grupos de consórcio, é cobrada uma taxa de administração dos participantes do consórcio. Toda administradora de consórcio cobra essa taxa e é justamente nisso que o consumidor deve focar e se atentar na hora de escolher o melhor consórcio para a aquisição da casa própria.

Quanto é a taxa de administração do consórcio imobiliário?

No mercado de consórcios, essa taxa costuma ser de 20 a 25%. Já no consórcio Mycon, o consórcio imobiliário que mais contempla no Brasil, além de ser totalmente seguro, autorizado e fiscalizado pelo BACEN, a taxa administrativa é a menor do mercado. É muito mais barato que fazer um financiamento e também muito mais barato que os outros consórcios.

A taxa de administração do Mycon é a partir de 9,99% no total, para todos os produtos, créditos e prazos. Isso é, em média, 10x menor que um financiamento bancário e até 50% mais em conta que os demais consórcios espalhados pelo país.

Sua grande diferença para os demais consórcios e motivo pelo qual ele consegue praticar a menor taxa de administração do Brasil, é justamente por não ter intermediários (os vendedores), dessa forma, consegue manter o melhor preço para os seus clientes.

E mesmo sem vendedores, o Mycon tem um forte Time de Humanos, que ajuda todos os seus clientes, desde o primeiro contato, do acesso à compra da cota, até a contemplação, com cobrar nada a mais por isso.

Assim, quem quer comprar um imóvel da forma mais barata e vantajosa hoje no Brasil, escolhe o consórcio imobiliário.

Como fazer um consórcio de imóveis com o Mycon?

Agora que você já entendeu como funciona o consórcio imobiliário e qual é a administradora de consórcio que mais contempla, chegou o momento de fazer a sua simulação no site do Mycon.

Realizar o seu sonho não é impossível e nós estamos aqui para ajudar a realizá-lo da melhor maneira possível: com segurança, agilidade e, acima de tudo, permitindo que você pague o menor valor na aquisição do seu imóvel.

Chega de pagar juros altíssimos para os bancos e sofrer para comprar sua casa. Com o Mycon, todo o processo de compra é tranquilo, simples e com total transparência. Você faz uma compra segura, sem entrada, sem juros, e consegue adquirir o tão sonhado imóvel sem sacrificar seu orçamento.

Confira nosso site agora mesmo, clicando neste link, e tire todas as suas dúvidas.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play