Como funciona o consórcio de um apartamento novo?

Saiba como programar a compra de um apartamento novo com a ajuda do sistema de consórcios sem juros.

Como funciona o consórcio de um apartamento novo? Como funciona o consórcio de um apartamento novo?



Interessado em comprar um apartamento novo com mais facilidade e sem burocracia? O consórcio pode ser uma alternativa para quem não tem pressa em se mudar, mas precisa de um incentivo para poupar até o momento da compra. Nessa modalidade, os participantes contribuem com um valor previamente definido, formando assim, uma poupança em conjunto com os demais.

A cada mês, uma ou mais pessoas são contempladas e recebem a carta de crédito para a compra do imóvel desejado. O parcelamento do bem é realizado de forma integral, proporcionando valores acessíveis, sem sobrecarregar o orçamento. Essa alternativa pode ser mais vantajosa em função da ausência de juros e do planejamento, uma vez que você passa a ter mais tempo para escolher o apartamento na região ou cidade que sempre desejou.

Como não há empréstimo, você não corre o risco de ficar inadimplente, caso tenha disciplina, além de que os custos são bem menores que os de um financiamento. No consórcio, você conta somente com uma pequena taxa de administração, que é diluída durante todo o plano de consórcio. Por se tratar de planos de médio ou longo prazo, é importante escolher uma administradora séria e responsável para gerir todos os recursos do grupo, além de preservar a igualdade de direitos e deveres de cada consorciado.

Primeira etapa: encontrar uma administradora de consórcio

As administradoras de consórcios são as responsáveis por fazer toda a gestão desse sistema de compra programada. Por isso, a escolha é extremamente importante. O Banco Central (BC) é a instituição que autoriza e fiscaliza o funcionamento das administradoras. Além de disponibilizar uma lista de empresas habilitadas a funcionar no país, o BC também divulga com frequência, o ranking das administradoras com o maior número de reclamações.

Por isso, não acredite em promessas verbais e escolha com cuidado a sua administradora de consórcios. Em alguns casos, há quem garanta a contemplação em até cinco meses. Mas isso não existe. Você será contemplado quando tiver sorte ou der o maior lance, alerta Paulo Rossi, presidente-executivo da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Após encontrar uma administradora de consórcio, é preciso selecionar um plano de pagamento com parcelas que caibam no seu bolso. Como fazer isso? É bem simples! Faça uma simulação com o Consórcio de Imóveis e escolha a melhor alternativa para o seu objetivo de compra.

Como funciona a contemplação no consórcio

Para comprar o apartamento novo que sempre desejou pelo consórcio, é preciso estar com a carta de crédito em mãos, ou seja, ser contemplado por sorteio ou lance.

Trata-se de um dos momentos mais aguardados. As regras para a realização do sorteio e do lance variam de acordo com o contrato assinado com a administradora. Até o término do consórcio, todos os participantes do grupo serão contemplados.

O valor do crédito a ser recebido será reajustado pela inflação do período entre o início do consórcio e a contemplação. Quando ela ocorrer, o consumidor poderá adquirir o imóvel imediatamente ou aguardar até o final do consórcio para usar o crédito.

 

Fonte: Época Negócios

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play