Como funciona o consórcio de imóveis usados

Se você está pensando em adquirir um imóvel usado pelo consórcio, confira bons motivos para fazer parte de um grupo.

Como funciona o consórcio de imóveis usados Como funciona o consórcio de imóveis usados



O consórcio imobiliário é uma alternativa para quem está em busca da casa própria, mas ainda não tem o valor total para pagá-la à vista, ou que não consegue poupar mês a mês por conta própria. Além desses fatores, outra questão que tem atrapalhado a compra de imóveis foi a decisão da Caixa Econômica Federal de elevar o valor de entrada nos financiamentos de imóveis usados para 50%.

Antes, era possível conseguir empréstimos de até 70% do valor da residência. Com o aumento da burocracia e uma exigência maior de recursos próprios, equivalente à metade do valor de um imóvel usado, conquistar a casa própria pelo financiamento imobiliário passa a ser uma realidade distante de muitos brasileiros.

Portanto, o consórcio de imóveis usados tem se tornado uma alternativa eficaz, econômica e programada para a compra de bens com disciplina, comprometimento e sem sobrecarregar o orçamento.

Entenda como funciona

Ao adquirir uma cota de consórcio, você passa a fazer parte de um grupo, formado por pessoas físicas ou jurídicas, com a finalidade de formar uma poupança destinada à compra - no caso de imóveis - por meio de um autofinanciamento.

A cada mês, todos os participantes do grupo concorrem aos sorteios para a contemplação em igualdade de condições. Para que a carta de crédito seja entregue sem impedimentos, é preciso estar com os pagamentos das parcelas em dia.

Ao ser contemplado, por sorteio ou lance, o consorciado receberá uma carta de crédito, que pode ser utilizada na aquisição de qualquer tipo de imóvel; novo ou usado, residencial ou comercial, para a reforma de um imóvel que já possuir ou para a construção em terreno de sua propriedade, em qualquer lugar do Brasil. Também é permitido utilizar o crédito para realizar a quitação total de financiamento em nome do próprio consorciado.

Se você está pensando em adquirir um determinado bem, confira bons motivos para fazer um consórcio:

Planos diversificados: você pode definir o quanto deseja para a compra de um bem diante de um prazo para pagá-lo. É possível simular a compra de uma ou mais cotas e sem a incidência de juros, programar a sua compra sem sobrecarregar o orçamento.

Custo acessível: como no sistema de consórcios não há juros, o valor do bem é parcelado de maneira integral na quantidade de mensalidades pré-estabelecidas em contrato. Você paga a taxa de administração, que é a remuneração da administradora, mas que diluída durante todo o plano, não sobrecarrega o orçamento.

Flexibilidade: não é só na hora de simular e escolher os planos de consórcio para a compra de imóveis que o consorciado encontra flexibilidade. Quando contemplado, o participante pode optar por adquirir qualquer bem ou serviço pertencente à categoria de seu grupo de consórcio. Portanto, se você fizer um consórcio para adquirir imóvel, poderá usar o crédito contemplado para comprar qualquer tipo que desejar, como novos ou usados, comerciais ou residenciais, na planta ou em construção, de acordo com as regras do Banco Central.

Comprar à vista: mesmo que o bem a ser escolhido seja parcelado de maneira integral no consórcio, a carta de crédito recebida após a contemplação por sorteio ou lance equivale à compra de um bem à vista. Portanto, no momento da aquisição, você tem ainda o poder de barganha e de negociação para aproveitar os melhores preços.

Oferta de lance: possibilidade de antecipar a contemplação com a oferta de lance. Além do sorteio mensal, você também pode acelerar o recebimento da carta de crédito ofertando lances, que nada mais são do que a antecipação de prestações, diminuindo o prazo de pagamento ou o valor da parcela, conforme estabelecido em contrato.

Venda de imóveis usados

Mesmo diante da instabilidade econômica, a venda de imóveis usados no Estado de São Paulo tem aumentado e o mês de julho foi o que teve a porcentagem mais alta na quantidade de vendas de imóveis.

De acordo com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CRECISP), em comparação com o mês de junho, as vendas de imóveis em julho cresceram 26,79%. Mais de 1.040 imobiliárias puderam contribuir com a pesquisa, constatando ainda, que 59,86% apartamentos e 40,14% casas.

A Capital de São Paulo apresentou 38,27% de vendas a mais e o Interior teve aumento de 16,3%. No Litoral, a venda de imóveis aumentou 49,84%.

Entre comprar imóvel novo ou usado, faça uma simulação e avalie os planos disponíveis para o valor desejado da carta de crédito. Saiba como fazer a sua simulação:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra;
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário. Pronto, é só adquirir a sua cota de consórcio!

Plano Imóvel 100

Para programar a compra de um imóvel no valor de R$ 100 mil pelo sistema de consórcios em 165 parcelas, é possível contar com planos a partir de R$ 736,36 mensais. Você também pode fazer mais de uma simulação com valores diferentes para encontrar a melhor alternativa para o seu orçamento.

Confira outras vantagens e faça também a sua simulação de compra online!
 
Fonte: Diário do Grande ABC / Exame / ABAC

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play