Como funciona fazer um consórcio

Publicado em: 14/02/2020
como-funciona

O interessado em comprar um bem pelo consórcio necessita de ter planejamento e bastante disciplina financeira. Para quem não tem pressa, essa modalidade passa a ser mais atraente e econômica, uma vez que os planos são maiores e tornam as parcelas mais acessíveis. Além disso, é preciso passar por algumas etapas, como sorteio, oferta de lance; quando necessário e aguardar pela contemplação.

Como funciona

O sistema de consórcio é gerido sempre por uma administradora de consórcios, que reúne em grupos, pessoas físicas ou jurídicas com o mesmo objetivo de compra. Cada participante representa um número de cota com o valor do bem e plano desejado. Mensalmente, pagam valores correspondentes ao parcelamento e passam a concorrer aos sorteios.


Não se trata de empréstimo. O consórcio é uma forma econômica de guardar dinheiro e formar uma poupança sem se descapitalizar. Como o parcelamento é integral, o consórcio não apresenta juros ou parcelas intermediárias. Dessa forma, a escolha por bens de menor ou maior valor são bastante flexíveis com a carta de crédito em mãos, que tem o mesmo valor de um pagamento à vista.

O sorteio ocorre mensalmente e o participante pode acompanhar online todas as etapas ocorridas durante as assembleias, além de consultar outras informações, sobre lance, cota e grupos. Para conhecer planos e vantagens, faça uma simulação e confira todas as possibilidades para a sua compra.



Veja mais notícias