Como financiar imóvel com mais economia?

Publicado em: 19/02/2019

Como financiar imóvel com mais economia?

Planejar, poupar e investir o próprio dinheiro para a compra de um imóvel é sempre o melhor caminho para economizar e ampliar o patrimônio. Entretanto, pagar à vista ainda está longe de ser a realidade de todos os consumidores que estão em busca de um imóvel próprio. Graças ao crédito imobiliário facilitado, que milhares de pessoas, que antes pagavam aluguel, agora preferem e podem ter a casa própria.

O crédito imobiliário pode ser usado de inúmeras formas. Seja para a compra de imóvel novo ou usado, residencial ou comercial, ou ainda, para a compra de materiais para construção ou reforma, conforme as regras estabelecidas pelas instituições financeiras.

Ao financiar imóvel, por exemplo, você pode se deparar com uma série de exigências a começar pela análise prévia dos documentos, análise técnica, assinatura do contrato e pagamento. Acontece, que até a etapa do pagamento, muitas outras foram refeitas ou não estavam de acordo com as exigências. Bancos e instituições financeiras costumam ser rigorosos com as concessões de crédito para financiar imóvel.

É por isso, que a simulação de compra é indicada para a aquisição de todo e qualquer tipo de bem, principalmente quando há grande valor agregado envolvido, como acontece no caso dos imóveis.

Para quem deseja financiar imóvel com mais economia e tranquilidade, o consórcio costuma ser uma ótima alternativa. Se bem programado, o integrante poderá contar com vantagens exclusivas e planos para os mais diversos objetivos, sem a incidência de juros ou parcelas intermediárias.

Consórcio permite financiar imóvel sem juros

Para quem está em busca de crédito imobiliário para a compra de um bem, é preciso cuidado e atenção na hora de fechar negócio. Juros elevados, taxas em excesso e valor de entrada podem atrapalhar toda a sua conquista.

Por isso, tornar-se integrante de um grupo de consórcio acaba sendo mais vantajoso para quem não tem o valor total para pagamento à vista ou o valor para oferecer de entrada. Sem contar que o consórcio é indicado ainda, para quem não tem pressa ou não necessita imediatamente do bem.

Mesmo se você não consegue poupar por conta própria. Não tem problema! A função de uma administradora de consórcios é essa também: te ajudar a poupar com objetivo definido e de maneira disciplinada. Afinal, você e os outros consorciados almejam a contemplação, não é mesmo? Por isso, precisam manter os pagamentos em dia.

Entre os aspectos mais interessantes no consórcio é o autofinanciamento, ou seja, você não precisa recorrer a empréstimos bancários, consequentemente, fica livre dos juros. No consórcio imobiliário, o parcelamento é integral e conta com mensalidades bem menores do que as cobradas em um financiamento tradicional.

No consórcio, um grupo de pessoas se reúne para poupar uma quantia de dinheiro que seja suficiente para adquirir um bem. Esta é uma modalidade de financiamento que proporciona liberdade de escolha. Afinal, é você quem está investindo o próprio dinheiro.

Uma vez que os integrantes deste grupo pagam mensalidades à administradora de consórcio com o objetivo de comprar um mesmo tipo de bem, elas acabam formando um fundo comum, utilizado posteriormente para autofinanciar a aquisição dos bens de cada um dos integrantes dos grupos de consórcios.

Como minimizar os riscos ao financiar imóvel?

É importante manter sempre o planejamento. Aquele que não sabe ao certo quanto e nem como investir, dificilmente seguirá adiante ao financiar imóvel. É melhor contar com um planejamento mínimo, ainda que apenas diante de uma planilha com projeções de receitas e despesas, do que não planejar nada.

No consórcio de imóveis, você passa a planejar desde a sua adesão. Portanto, pode escolher o plano com prazo e parcelas mais desejados, conforme a disponibilidade da sua administradora de consórcios. Até aí, você já pode contar com vantagens exclusivas para economizar e não sobrecarregar o orçamento.

Entretanto, não adianta conhecer como funciona um consórcio, se você não fez a escolha certa. Portanto, junto ao Banco Central do Brasil, busque fazer negócio com empresas reconhecidas e autorizadas pela entidade. Esse tipo de cuidado previne problemas futuros e evita aborrecimentos. No site da entidade, é possível encontrar todas as administradoras autorizadas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil. 

Como fazer simulação para financiar imóvel pelo consórcio?

Faça uma simulação de compra pelo portal Consórcio de Imóveis e conheça amplas possibilidades para adquirir a sua cota de consórcio imóveis. Veja como funciona:

- É possível selecionar a opção de simulação por valor de crédito ou da parcela mensal; 
- Arraste a barra de valores para a opção desejada e continue com as etapas!
- Preencha os campos em branco com as informações necessárias para efetivar a simulação consórcio imóveis;
- Pronto! É só conferir todos os planos de consórcio imóveis disponíveis para o seu objetivo de compra.

É possível fazer uma ou mais simulações online de compra para avaliar planos, possibilidades e comparar a melhor alternativa sem sobrecarregar o orçamento. Dessa forma, você pode até prever o valor mensal da parcela antes de adquirir uma cota de consórcio imóveis.  

Faça agora mesmo a sua simulação e tenha vantagens exclusivas pelo Consórcio de Imóveis na hora de financiar imóvel sem juros ou parcelas intermediárias.


Veja mais notícias