Como faço uma carta de consórcio imobiliário para comprar um imóvel?

A carta de consórcio imobiliário corresponde ao valor escolhido na contratação dessa modalidade para a compra do bem.

Como faço uma carta de consórcio imobiliário para comprar um imóvel? Como faço uma carta de consórcio imobiliário para comprar um imóvel?



A realização de um sonho envolve uma série de fatores e quando o assunto é a casa própria, toda a família acaba envolvida. Entretanto, quando as incertezas tomam conta do mercado, os consumidores passam a buscam alternativas seguras e facilitadas para não fechar qualquer negócio.

O indicador do Banco Central que mede o estoque de crédito no sistema financeiro vem caindo consideravelmente desde março de 2013 e, em abril, se situou em 23,18%. A queda pode estar atribuída a fatores como: menor propensão dos bancos a ofertar empréstimos por condições econômicas adversas – desemprego, inadimplência ou ainda, perspectivas ruins de renda.

Com o sistema de consórcios, a situação já é um pouco diferente. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), de janeiro a maio, o acumulado de vendas de consórcios chegou a 912,5 mil e cresceu 7,8% sobre o total do mesmo período do ano passado, quando alcançava 846,3 mil.

Para driblar a instabilidade econômica e ainda conseguir comprar o imóvel tão desejado, com segurança e tranquilidade, fazer um consórcio passa a ser uma alternativa bastante econômica e eficaz. É mais indicado para quem não tem pressa e pode aguardar pela contemplação, sem necessitar imediatamente do bem.

O sorteio é a forma mais comum de ser contemplado. Por isso, não há como prever uma data específica para que a carta do seu consórcio imobiliário seja entregue. Entretanto, é possível ofertar um lance; aumentar as suas chances e antecipar a sua contemplação, sem depender somente da sorte.

A carta de consórcio imobiliário corresponde ao valor escolhido na contratação dessa modalidade para a compra do bem. Explicando de uma forma simplificada, é como se a administradora oferecesse um vale no valor do seu consórcio. Para recebê-la sem impedimentos, é preciso estar com os pagamentos em dia e ter comprometimento.

Uma das vantagens de usar a carta de consórcio imobiliário é a segurança e o controle, uma vez que esse documento só pode ser usado pelo solicitante, sem contar que ainda facilita a negociação, uma vez que pode ser usado de maneira muito parecida com o pagamento à vista.

O crédito no consórcio é atualizado conforme as regras estabelecidas em contrato. A administradora pode definir como critério um índice de preço ou até o valor sugerido pela montadora ou fabricante. Quando a regra contratual da administradora for um índice de preço, a atualização do valor do bem ou serviço será realizada anualmente, considerando-se a data de abertura do grupo. No segmento de imóveis, o indicador mais utilizado é o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Em serviços, o mais comum é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM).

Como funciona?

Considera-se constituído o grupo de consórcio com a realização da primeira assembleia, que será gerenciada pela administradora de consórcio quando houver adesões em número e condições suficientes. Reunidos em um grupo, os consorciados passam a contribuir, por prazo determinado, parcelas destinadas à formação desse fundo.

Todos os participantes do grupo de consorciados têm o direito de utilizar parte da poupança comum, após serem contemplados por sorteio ou lance. No sorteio, de acordo com a disponibilidade do caixa, um ou mais participantes do grupo são sorteados para receber a carta de crédito no valor do plano aderido, independentemente do número de prestações que tenha pagado. Dessa forma, o sorteio define a ordem de recebimento do crédito, uma vez que todos os participantes do grupo receberão seus créditos até o final do plano.

Na oferta de lance, o consorciado concorre à contemplação mediante antecipação de parcelas. Por isso, essa facilidade aumenta as chances de contemplação para quem deseja antecipar o recebimento da carta de crédito.

Para encontrar sempre a melhor alternativa de consórcio ou ainda, escolher as parcelas mais acessíveis para o seu bolso, no Consórcio de Imóveis é possível simular um plano pelo valor do crédito total para a compra do bem desejado ou da parcela mensal que pretende pagar sem sobrecarregar o orçamento. Saiba como funciona:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra;
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário.

O consórcio é sem juros e você pode escolher o plano que atenda melhor os seus objetivos de compra. Confira outras vantagens!

Fonte: ABAC / Abecip

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play