Como escolher uma empresa de consórcio imobiliário?
A escolha de uma administradora de consórcio requer cuidados e muita atenção. Confira as dicas!
A escolha de uma administradora de consórcio requer cuidados e muita atenção, uma vez que é comum ouvir relatos sobre práticas ilegais e vendas de cotas contempladas de maneira indevida e arriscada, envolvendo inúmeras taxas e golpes. Por isso, escolher uma empresa de consórcio imobiliário autorizada e fiscalizada pelo Banco Central contribui com a segurança e a tranquilidade durante todo o investimento.
De acordo com o Banco Central, entidade responsável por fiscalizar a atuação das administradoras de consórcios, conforme disposto na Lei 11.795, de 2008, a empresa ou administradora de consórcios é a pessoa jurídica prestadora de serviços com objeto social principal voltado à administração de grupos dessa modalidade de compra, constituída sob a forma de sociedade limitada ou sociedade anônima.
Há uma série de exigências que as empresas têm que cumprir para poder operar no mercado. A relação completa das administradoras de consórcio autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil está disponível no site da entidade.
A adesão a um grupo de consórcio se dá mediante assinatura de contrato de participação, que cria vínculos obrigacionais entre os consorciados e destes com a administradora. Considera-se constituído o grupo de consórcio com a realização da primeira assembleia, que será designada pela administradora de consórcio quando houver adesões em número e condições suficientes para assegurar a viabilidade econômico-financeira. O consorciado só começa a concorrer aos sorteios e participar das assembleias após a assinatura.
No contrato devem estar expressas as condições da operação de consórcio, bem como os direitos e deveres das partes contratantes, tais como a descrição do bem a que o contrato está referenciado e seu respectivo preço (que será adotado como referência para o valor do crédito e para o cálculo das parcelas mensais do consorciado).
No contrato deve haver, ainda, as condições para concorrer à contemplação por sorteio, bem como as regras da contemplação por lance.
Dicas para fazer a sua escolha
Para escolher uma empresa de consórcio imobiliário, além de colher informações junto ao Banco Central, é recomendável também, ligar para os órgãos de defesa do consumidor de sua região para colher mais informações. Amigos e participantes da modalidade de compra, também podem ser excelentes influenciadores e transmissores de informação.Como se trata de uma modalidade de compra programada e sem juros, o consórcio pode ser a alternativa econômica que faltava para alcançar a sua casa própria. Entenda como funciona!
Como funciona o consórcio imobiliário
Para esclarecer como funciona um consórcio imobiliário, a modalidade de compra programada conta com parcelamento integral e sem juros. Em grupos, formados por pessoas físicas ou jurídicas, os participantes se reúnem com um objetivo comum, o de adquirir um determinado bem. Os grupos são gerenciados pela administradora. A empresa ficará responsável por toda a parte administrativa, contratos, sorteios e entrega das cartas de crédito.Com planos maiores, parcelas acessíveis e diante da possibilidade de escolher a melhor alternativa para o orçamento com uma simples simulação de compra, é possível programar a compra de um imóvel novo ou usado, comercial ou residencial. Mas é preciso ser contemplado por sorteio ou na oferta de lance. Entretanto, o pagamento das parcelas precisa estar em dia para que não ocorra impedimentos.
Confira o passo a passo para fazer a sua simulação e adquirir o seu Consórcio de Imóveis sem juros e sem parcelas intermediárias:
1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra.
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário. Pronto, é só adquirir o seu. Após simular, escolher o plano e clicar no ícone "Comprar", você será direcionado para a compra online, informe os dados e efetue o pagamento da 1ª parcela.
Com a carta de crédito em mãos, você pode comprar o bem ou serviço à vista. Dessa forma, no momento da aquisição, você tem ainda o poder de barganha e de negociação para conseguir sempre os melhores preços!
Para quem o consórcio é indicado
O consórcio é indicado para quem não necessita imediatamente do bem. Portanto, uma modalidade de compra mais atraente para quem busca planejar uma compra em médio ou longo prazo e deseja manter a disciplina até o momento da contemplação da cota de consórcio. Confira outras vantagens do sistema de consórcios e aproveite as facilidades para programar a compra da sua casa, apartamento ou de qualquer outro imóvel que mais desejar.Fonte: Blog ABAC