​Como escolher terreno para construir sua casa?

O bom aproveitamento do espaço pode ajudar com o sucesso da sua construção. Confira as dicas!

Por 1consórcio
Publicado em: 20/06/2017 | Atualizado em: 20/06/2017

O bom aproveitamento do espaço poderá ajudar com o sucesso da sua construção. Entretanto, são inúmeros os fatores que precisam ser levados em consideração na hora de escolher um bom terreno. Confira na sequência:

Topografia

Terrenos em declive costumam mais acessíveis que os planos. Entretanto, é necessário fazer movimentações de terra, aterros e estruturas de contenção e de drenagem; custos que acabam encarecendo a obra. Os terrenos em aclive são ainda mais em conta. Mas, normalmente, têm problemas de inundação e custos elevados com escoamento da água. Para evitar gastos desnecessários, consulte um arquiteto ou engenheiro para aproveitar o terreno da melhor maneira possível.

Sol

No Brasil, a face norte recebe mais insolação durante o dia e terrenos com a frente nessa direção são bastante valorizados. Por isso, recomenda-se que os dormitórios fiquem voltados para o nascer do sol, assim como área externa com piscina. Verifique também se a incidência solar da face leste não está sendo obstruída por alguma construção elevada. A face sul é a que menos recebe sol, ideal para cozinhas e lavanderias.

Solo

Evite solos pedregosos. Esse tipo não é indicado para casas pesadas, com vários pavimentos. Entre os problemas, erosão e rachaduras podem abalar as estruturas. Por isso, é importante avaliar o perfil do terreno. Próximos a rios, nascentes ou represas, há a necessidade de aprovação para construção.

Documentação

É importante fechar negócio com segurança. Por isso, solicite a certidão de propriedade, com negativa de ônus e alienações. Vale averiguar também, se o terreno está registrado (averbado) no nome de quem o está vendendo. IPTU e demais certidões, como a Negativa de Débitos Municipais, também são importantes.
 
Fonte: Casa e Construção

Veja também

Ver mais Notícias