Como escolher a administradora de consórcio imobiliário para comprar sua cota

Conheça mais sobre o sistema de consórcios e saiba como escolher a sua administradora.

Como escolher a administradora de consórcio imobiliário para comprar sua cota Como escolher a administradora de consórcio imobiliário para comprar sua cota



A compra de um consórcio não se baseia apenas nos valores, mas em atitudes ligadas ao comprometimento, seja por parte do consorciado ou da administradora que oferece os serviços. Por isso, é importante escolher uma administradora de consórcio imobiliário séria e responsável para realizar o seu investimento, uma vez que os prazos são maiores e envolvem bens de grande valor agregado, como terrenos, casas, apartamentos e até imóveis comerciais, novos ou usados.

No sistema de consórcios, desde a concepção de um grupo à contemplação de um participante com a carta de crédito desejada, as etapas se fazem presente diante da gestão de uma administradora, independentemente do bem. Essas empresas atuam ainda como mandatárias dos interesses e direitos dos consorciados.

Para atuar no sistema de Consórcios a administradora deverá ter, obrigatoriamente, autorização do Banco Central do Brasil. As atividades do sistema de consórcio são reguladas pela Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008. Dessa forma, para fazer uma escolha segura, é importante escolher uma administradora de consórcio imobiliário autorizada pelo Banco Central; entidade que fiscaliza a atuação de empresas nesse segmento.

A relação completa de administradoras de consórcios autorizadas a funcionar pelo Banco Central está disponível no site da entidade. Informações sobre administradoras sem grupos em andamento, também podem ser consultadas com a entidade pela Central de Atendimento ao Público.

Entre as inúmeras empresas disponíveis no mercado, busque mais informações. É recomendável também entrar em contato com órgãos de defesa do consumidor de sua região para ver se há algum impedimento ou reclamação contra a empresa. Mais do que se informar, ler cuidadosamente o contrato de adesão é indispensável antes de efetuar qualquer pagamento ou assinatura.

O contrato de adesão formaliza o ingresso do participante em um grupo de consórcio e cria vínculos obrigacionais entre os consorciados e destes com a administradora. No contrato devem estar expressas as condições da operação de consórcio, bem como os direitos e deveres das partes contratantes, como antecipação do pagamento, compra e entrega do bem, prazos e demais condições. Portanto, não se esqueça de esclarecer todas as suas dúvidas antes mesmo de assiná-lo. São pequenos passos, mas muito importantes para garantir o sucesso de todo o negócio.

Como funciona

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), com 202,5 mil novas cotas comercializadas em julho, o sistema de consórcios bateu o recorde do ano e manteve o ritmo de crescimento registrado nos últimos meses. As adesões acumuladas de janeiro a julho superaram 1,303 milhão unidades com 8,8% de alta sobre as 1,198 milhão contabilizadas no mesmo período do ano passado.

No segmento de imóveis, em ritmo de crescimento, as adesões de julho bateram recorde e o acumulado nos sete primeiros meses do ano aumentaram mais de 10% no consórcio de imóveis.

O consórcio imobiliário ou de qualquer outro bem é flexível e repleto de facilidades. É você quem escolher o valor do crédito e o prazo de pagamento conforme os planos disponibilizados pela sua administradora de consórcios. Por isso, a modalidade de compra é reconhecida e solicitada por aqueles que buscam economia, sem sobrecarregar as finanças.

Para quem pode esperar, o consórcio é mais indicado. Em médio ou longo prazo, é possível optar por prazos atraentes com parcelas acessíveis. O parcelamento é integral e não há incidência de juros ou parcelas intermediárias.

Reunidos em um grupo, os consorciados passam a contribuir, por prazo determinado, parcelas destinadas à formação de um fundo comum para a futura contemplação, que pode ocorrer somente por sorteio ou ainda, para quem deseja aumentar as chances, é possível ofertar um lance.

O simulador de consórcios pode ajudar a encontrar a melhor alternativa para não sobrecarregar o seu orçamento, uma vez que apresenta planos e valores de acordo com o seu objetivo de compra. Confira o passo a passo na sequência:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra.
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário. Pronto, é só adquirir o seu. Após simular, escolher o plano e clicar no ícone "Comprar", você será direcionado para a compra online! Simples, fácil e rápido.

Simulação de consórcio imobiliário

Para esclarecer melhor o quanto o consórcio imobiliário é vantajoso, simulamos a compra de um crédito no valor de R$ 70 mil. Em 100 parcelas, por exemplo, é possível pagar somente R$ 850,50 mensais. Simule você também! É simples e bem rápido.

Contemplação

A contemplação é um dos momentos mais aguardados por quem participa do consórcio imobiliário. Entretanto, não é possível assegurar um prazo fixo para que a contemplação ocorra, uma vez que ocorrem somente por sorteio ou lance. Dessa forma, se você deseja ser contemplado em até 40 ou 50 meses, por exemplo, mas entra para um grupo de 60 meses, lembre-se que poderá ser contemplado até o 60º mês.

A carta de crédito que você recebe ao ser contemplado equivale à compra de um bem ou serviço à vista. Dessa forma, no momento da aquisição, você tem um poder de barganha e de negociação maior para conseguir benefícios e melhores preços.
Você pode usar a carta de crédito para comprar qualquer bem ou contratar qualquer serviço, desde que pertença à categoria de seu grupo de consórcio. No caso do consórcio imobiliário, você poderá comprar uma casa, terreno, apartamento ou qualquer outro desse segmento.

É importante lembrar que mesmo com parcelas acessíveis, o seu comprometimento deve estar em primeiro lugar. Por isso, faça uma ou mais simulações para encontrar a alternativa ideal e escolha aquela que não sobrecarregue o orçamento. Com os pagamentos em dia, você evita frustrações e tem o poder de compra garantido.

Conheça outras vantagens e simule a compra de um consórcio imobiliário agora mesmo. Tenha ao seu alcance, toda a flexibilidade necessária para os seus negócios e para a realização do seu sonho.

Fonte: Blog ABAC

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play