Como decorar a casa com bambu da sorte

Como decorar a casa com bambu da sorte Como decorar a casa com bambu da sorte

O Bambu da sorte, ou Dracaena sanderiana, não é um bambu propriamente, mas sim um membro da família das Liliáceas, cuja origem é nas florestas tropicais da África e do sudeste da Ásia. Ele é um arbusto de textura semi-herbácea que pode chegar a até 1,50 m de altura. Seu caule é ereto e fino e possui folhas lanceoladas, estreitas e torcidas ligeiramente.

No Feng Shui o bambu da sorte é utilizado na decoração da casa, pois segundo a crença a planta tem uma energia favorável já que simboliza a próspera união de dois elementos: água e madeira.  Além disso, segundo as antigas tradições chinesas, o número de hastes de bambu da sorte pode trazer diferentes significados ao arranjo, da seguinte maneira:

  • 2 hastes de bambu da sorte – sorte
  • 3 ou 6 hastes de bambu da sorte – felicidade
  • 5 ou 7 hastes – atraem saúde
  • 8 hastes – prosperidade
  • 9 hastes – boa fortuna
  • 21 hastes – benção divina

Como fazer o bambu da sorte ganhar as formas sinuosas? Para dar charme à planta e deixá-la como na foto, é preciso um longo e minucioso trabalho, no qual durante o crescimento do bambu da sorte ele vai sendo torcido para que ganhe o formato espiral. 

As hastes vão ganhando uma nova cor com o tempo, passando do verde claro para o verde escuro. Os brotos também ganham hastes, gerando folhas lanceoladas, que vão crescendo e compondo o visual do conjunto.

Para cuidar do bambu da sorte será preciso um recipiente com água - no qual também podem ser colocados cristais e pedras -  ou com terra, desde que a umidade seja preservada, já que a água é fundamental parta que a planta se desenvolva bem. É recomendável trocar a água do bambu da sorte uma vez por semana.

A luz também é muito importante para o crescimento de sua planta. Deve-se colocar o bambu da sorte em um ambiente no qual possa receber bastante luz natural, mas nunca o sol direto.

O bambu da sorte é encontrado à venda com hastes retorcidas, retas, em forma de S ou com hastes em espirais.

Os chineses costumam presentear as pessoas com esta planta para desejar saúde, paz e prosperidade ou para celebrar o “novo”, em caso de inaugurações, compra de imóveis, abertura de empresas, entre outros. Da mesma forma, usam para atrair longevidade ou ativar possíveis energias estagnadas nos ambientes, consideradas energias negativas.

É possível decorar a casa com bambus da sorte colocando vasos da planta na sala, no banheiro ou mesmo nos quartos.

Se quer comprar uma casa e já está planejando a decoração, faça uma simulação de consórcio para comprar um imóvel sem entrada e sem juros e começar a realizar seu sonho. Não deixe de colocar um bambu da sorte lá!

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play