Como comparar os consórcios imobiliários?

Publicado em: 08/11/2017

Comparar consórcio imobiliário online

Para comparar os consórcios imobiliários, é preciso mais que análise ou necessidade. É preciso fazer a escolha certa! Por isso, é importante adquirir cotas de uma administradora séria e responsável, uma vez trata-se da pessoa jurídica prestadora de serviços com objeto social principal voltado à administração de grupos de consórcio, constituída sob a forma de sociedade limitada ou sociedade anônima.

Para atuar no setor de consórcio, a administradora deve possuir autorização do Banco Central para exercer as funções. Nesse caso, o consumidor deve ficar atento às empresas não autorizadas. A fim de evitar problemas futuros, o interessado em adquirir cotas de consórcios deve consultar a página do Banco Central na internet, onde poderá obter as seguintes informações:

• relação das administradoras de consórcio autorizadas a funcionar;
• ranking das administradoras de consórcio com maior número de reclamações;
• perguntas frequentes sobre o sistema de consórcios.

Assim, para apoiar todo o seu investimento e a sua confiança, a empresa precisa ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Como funciona

O consórcio é uma ferramenta muito eficiente, mais barata que outras modalidades de compra – não apresenta juros no parcelamento e é menos burocrática na hora de aderir a um plano.

Reúne pessoas físicas ou jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados. Sob os cuidados de uma administradora, o consórcio tem a finalidade de propiciar a seus integrantes, de forma isômica, a aquisição de bens por meio do autofinanciamento.

Para quem não tem pressa e aposta no consórcio como uma alternativa programada de compra, pode contar com planos maiores, parcelas acessíveis e sem juros, poder de compra à vista, parcelamento integral e muitas outras vantagens.

Vale lembrar que a contemplação, atribuição ao consorciado do crédito para a tão sonhada aquisição, pode ocorrer por meio de sorteio ou de lance (antecipação do pagamento de prestações), na forma prevista no contrato.

É somente após a assinatura do termo de adesão para adquirir uma cota, que o interessado passa a fazer parte do sistema de consórcios. No contrato devem estar expressas condições e detalhes de como funciona grupos, contemplações, pagamentos, entre outros, além de todos os direitos e deveres de ambas as partes.

Mercado de consórcios imobiliários

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, aproximadamente 28,5 mil novas cotas de consórcio imobiliário foram comercializadas no mês de agosto. Esse volume é recorde no ano ao superar em 5,5% às 27 mil novas adesões de julho. Também é 77% superior às 16,1 mil adesões de agosto do ano passado. Já o valor do tíquete médio (valor da cota de consórcio no mês) em agosto de 2017 foi de R$ 138,8 mil, o que representa um crescimento de 21,9% frente aos R$ 113,9 mil alcançados no mesmo mês de 2016.

Como fazer a melhor escolha?

Com a administradora escolhida, comparar os consórcios imobiliários para analisar valores e planos é fundamental para encontrar a melhor alternativa. Afinal, o mais importante é economizar e planejar a sua compra sem pesar no orçamento.

Para facilitar sua escolha, é possível simular um consórcio com o valor da casa, terreno ou apartamento que mais desejar, seja usado, na planta ou em construção. São inúmeros planos disponíveis. Portanto, você pode escolher algum que atenda os seus objetivos de compra.

Para conhecer possibilidades e comparar os consórcios imobiliários diante de vários planos, faça uma simulação com a ferramenta online disponível no portal Consórcio de Imóveis. Saiba como funciona:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra.
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário. Pronto, é só adquirir o seu.

Após simular, escolher o plano e clicar no ícone "Comprar", você será direcionado para a compra online, informe os dados e efetue o pagamento da 1ª parcela por boleto ou cartão. É bem simples e rápido para fazer parte de um consórcio imobiliário!

Oportunidade para fazer negócio

O saldo do FGTS do trabalhador pode ser utilizado, no âmbito do sistema de consórcio por meio de oferta de "Lance" para obtenção da "Carta de Crédito" ou complementação do valor da "Carta de Crédito" obtida pelo trabalhador para compra de imóvel residencial concluído ou em construção.

O saldo da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS também pode ser utilizado para amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio.

Cota contemplada

Todo mês é realizada uma assembleia, momento em que a cota é contemplada por sorteio. Para aumentar as suas chances e não depender somente da sorte, no consórcio imobiliário é possível ofertar um lance e antecipar as etapas, para enfim, receber a carta de crédito tão desejada.

Antes de ofertar um lance, procure entender como funciona, uma vez que há várias possibilidades e você poderá encontrar uma que se encaixa melhor no seu orçamento. Veja:

Lance embutido: é a oferta de lance sem, de fato, ter o dinheiro em mãos. É possível utilizar parte da carta de crédito e ao ser contemplado, o valor é abatido do crédito.

Lance fixo: corresponde a um percentual definido de acordo com as regras do grupo, pode ser de 50% e/ou 25%.

Lance livre: é a oferta de lance com dinheiro do próprio consorciado. Nesse caso, há liberdade para escolher quanto deseja ofertar de lance. O maior percentual ofertado ganha.

Além de simular uma ou mais compras, você também pode solicitar mais informações ou esclarecer dúvidas por meio dos canais de atendimento do Consórcio de Imóveis. Para a sua comodidade, solicite uma ligação, agende uma visita ou fale conosco!

Fonte: Segs / Banco Central

Veja mais notícias