Como adquirir um imóvel bem conservado com consórcio?

Para adquirir um imóvel bem conservado pelo sistema de consórcios é importante conferir algumas dicas.

Como adquirir um imóvel bem conservado com consórcio? Como adquirir um imóvel bem conservado com consórcio?



As características de um imóvel devem levar em consideração, o perfil da família. Novo ou usado, há inúmeras vantagens que podem agradar todos os gostos. No caso dos imóveis novos, famílias com filhos, podem se adaptar melhor em função do lazer, boa infraestrutura e segurança. Mas se você está pensando em adquirir um imóvel bem conservado, sem ter a necessidade de ser novo, o segmento de usados pode ser uma excelente opção para quem busca espaços mais amplos e preços mais acessíveis.

As possibilidades de comprar novo ou usado

O que pode agradar um, pode não agradar o outro. Por isso, é importante conhecer bem o imóvel e identificar o objetivo principal da família. Saber exatamente como é a iluminação, vista, ambientes externos e suas dimensões são características vantajosas nos imóveis usados, comparadas às de um apartamento adquirido na planta, por exemplo. Na hora de fechar negócio, muitos acabam surpresos com iluminação, materiais e acabamentos. Por isso, é importante analisar o contrato e todo o memorial descritivo do bem, que detalha o projeto a ser realizado, onde estão relacionados, um a um, todos os itens da edificação a ser construída, como estruturas e instalações de acordo com o que será realizado na obra.

Ao optar por um apartamento usado, você terá mais certezas sobre o funcionamento do local. Sem contar que os preços costumam ser menores do que os dos imóveis novos, uma vez que se paga pela modernidade dos detalhes. No caso de um imóvel antigo e bem conservado, você pode barganhar serviços e descontos para realizar futuras melhorias. Por um tamanho maior, o imóvel usado pode sair mais em conta que um outro mais novo. Sabendo analisar um imóvel usado, você poderá fazer um excelente negócio.

Para adquirir um imóvel bem conservado, confira algumas dicas importantes:

- Um dos primeiros passos é verificar o seu orçamento. Anote todos os gastos, receitas e identifique onde poderá economizar mais;
- É importante manter um planejamento para viabilizar a compra do seu imóvel;
- Definir o tipo de imóvel que pretende adquirir é um passo importante para saber até onde você poderá chegar no que se refere ao valor;
- Pesquise bastante e sempre que possível, visite o imóvel em horas diferentes do dia. Isso poderá ser decisivo para a sua escolha.

Modalidades de compra

Se você está pensando em comprar um imóvel, mas não tem o valor total para pagamento à vista, optar pelo consórcio pode ajudar a economizar em todas as etapas e ainda formar a poupança que você sempre precisou, mas nunca conseguiu sozinho para comprar o bem desejado. Nessa modalidade, você não empresta dinheiro, mas recebe todo o incentivo necessário para planejar, guardar e formar um fundo comum aos demais participantes do grupo até que a sua contemplação ocorra.

O consórcio reúne em grupos, pessoas físicas ou jurídicas com objetivos semelhantes de compra. O prazo de duração e número de cotas são previamente determinados e organizados por uma administradora de consórcio, com a finalidade de propiciar a seus integrantes, a aquisição de bens ou serviços, por meio de um autofinanciamento, considerado ainda, como uma espécie de poupança. Conheça as características de um consórcio de imóveis:

- Parcelamento integral;
- Diversidade de prazos para pagamentos;
- Poder de compra à vista;
- Possibilidade mensal de obter a carta de crédito e ainda, acelerar a contemplação por meio da oferta de lances;
- Oportunidade de ampliar e formar patrimônio;
- Flexibilidade do uso do crédito para a compra de imóveis novos ou usados, comerciais ou residenciais.
 
Para adquirir um imóvel bem conservado com consórcio, você não precisa emprestar dinheiro e pagar juros. Você escolhe o valor do bem, o prazo de pagamento e as parcelas mensais que cabem no seu orçamento. De maneira flexível, você paga um pouco por mês e conta somente com uma pequena taxa de administração, que não sobrecarrega o orçamento, diluída durante o plano do seu consórcio.

No sistema de consórcio, o valor do bem é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período. Periodicamente (ou conforme estipulado em contrato), a administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos.

Vale lembrar que para ter mais segurança no fechamento do negócio, você precisa escolher uma administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Para encontrar o melhor plano de pagamento e contar com parcelas mais acessíveis, faça uma simulação de consórcio imobiliário. Veja na sequência, como simular a compra de um imóvel bem conservado com consórcio:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra;
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário. Se desejar esclarecer outras informações, agende uma visita ou solicite uma ligação. Caso contrário, você já poderá comprar online, a sua cota de consórcio sem juros.

Para adquirir um imóvel bem conservado com consórcio no valor de R$ 130 mil a carta de crédito, você poderá pagar somente R$ 877,50 mensais em 180 meses sem juros. Os planos são variados e você pode escolher um que atenda melhor todos os seus objetivos de compra. Faça a sua simulação e confira!

Fique atento às recomendações!

O prazo é uma das características que mais ganha destaque nessa modalidade de compra. Por isso, é indicado para quem não necessita imediatamente do bem. Dessa forma, não pode ter pressa. É preciso acompanhar os sorteios até que a sua cota seja a contemplada. Por se tratar de planos para médio ou longo prazo, é importante adquirir cotas com administradoras sérias e responsáveis, fiscalizadas pelo Banco Central. Essa precaução pode assegurar o seu investimento do início ou fim.

É importante ler atentamente às cláusulas do contrato para conhecer todos os direitos e obrigações, além de verificar ainda, o valor do crédito, prazo de duração do grupo e percentuais de contribuição. Vale lembrar que você só começa a participar de um grupo de consórcio, a partir do momento em que assina o contrato de adesão.

Após esclarecer todas as informações e ter escolhido a administradora do seu consórcio, com o número de grupo e cota em mãos, é hora de participar dos sorteios e torcer pela contemplação!

Conheça as formas de contemplação

A participação por sorteio é a forma mais comum durante a contemplação. Esses eventos são transmitidos ao vivo pela Internet (assembleias online) e são realizados através do Globo Esférico. São colocadas no globo todas as esferas numeradas correspondentes às cotas do grupo em questão. Em seguida, serão retiradas 10 bolinhas, o 10º número retirado do globo será declarado sorteado, sendo os demais considerados reservas na ordem inversa.

Na hipótese do 10º número já ter sido contemplado ou estar em atraso com a parcela, será declarado contemplado o 9º, caso não esteja habilitado, o 8º, o 7º e assim sucessivamente. A partir dessa bolinha, será considerado alternativamente o número superior, não sendo habilitado, imediatamente o número inferior, até que seja localizada uma cota a contemplar.

A oferta de lance é uma outra modalidade, que além de facilitar, contribui para a antecipar a contemplação. Saiba como ofertar um lance:
Lance Livre: você oferta o percentual que desejar e o maior lance ganha. O valor é calculado sobre o crédito e de acordo com o saldo do grupo. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.

Lance Fixo: você oferta o percentual fixo que deve ser 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com a característica do seu grupo. Temos uma facilidade para você! No lance fixo você pode utilizar até 25% da carta de crédito para completar o seu lance. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.

O prazo para pagamento do lance vencedor é de 5 dias úteis contados a partir da data da contemplação.
Confira outras vantagens no portal Consórcio de Imóveis e esclareça todas as suas dúvidas por meio dos nossos canais de atendimento.
 
Fonte: Exame

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play