Como adquirir imóveis com consórcio?

Com a administradora e plano de consórcio definidos, é hora de fechar negócio. Saiba como!

Como adquirir imóveis com consórcio? Como adquirir imóveis com consórcio?



Pensando em como adquirir imóveis? O consórcio é uma das formas mais planejadas de comprar casa, terreno, apartamento ou qualquer outro bem que você ou sua família achar mais necessário. Para fazer parte de um grupo e concorrer aos sorteios, é preciso adquirir a sua cota de uma administradora de consórcios. Entretanto, para assegurar todas as etapas do seu investimento e da sua compra, a empresa precisa ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. No site da entidade é possível encontrar uma série de informações importantes para chegar na melhor escolha, como ranking de reclamações e empresas autorizadas a funcionar.

Definida a sua administradora de consórcios, busque informações importantes sobre atuação, contemplação, regras a seguir, entre outras. Antes mesmo de assinar o contrato, é importante que essas informações possam ser analisadas para entender melhor suas garantias e obrigações, além de evitar futuros aborrecimentos.

Após escolher a sua administradora de consórcios, é preciso fazer parte de um grupo. Entretanto, é preciso escolher o valor da carta de crédito pretendido para a compra do imóvel e o prazo de pagamento das parcelas. Para quem ainda está com dúvidas, o Consórcio de Imóveis permite realizar uma ou mais simulações. Saiba como:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra;
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário.

Com a administradora e plano de consórcio definidos, é hora de fechar negócio! No Consórcio de Imóveis, tanto a simulação como a escolha ou a compra podem ser realizados online. Com mais comodidade, é possível comprar a sua cota de consórcio sem sair de casa e ainda contar com um canal exclusivo - “Meu Consórcio” para acompanhar sorteios, ofertar lance e conferir como anda o seu grupo de consórcio.

Simples, rápido e prático, comprar uma cota de consórcio da sua casa requer apenas internet. Sem burocracia, é possível contar com planos maiores e parcelas bem mais acessíveis que outras modalidades de compra. Como não há incidência de juros, os planos de consórcios, gerenciados pela administradora escolhida, apresentam somente uma pequena taxa de administração, que não sobrecarrega o orçamento, uma vez que é diluída durante todo o plano.

Como funciona?

Considera-se constituído o grupo de consórcio com a realização da primeira assembleia, que será gerenciada pela administradora de consórcio quando houver adesões em número e condições suficientes. Reunidos em um grupo, os consorciados passam a contribuir, por prazo determinado, parcelas destinadas à formação desse fundo.

Carta de crédito do consórcio

Para adquirir imóveis com consórcio é preciso ser contemplado por sorteio ou na oferta de lance. Entretanto, o pagamento das parcelas precisa estar em dia para que não ocorra impedimentos.

A carta de crédito que você recebe equivale à compra de um bem ou serviço à vista. Dessa forma, no momento da aquisição, você tem ainda o poder de barganha e de negociação para conseguir benefícios e melhores preços!

Para assegurar que você tenha o poder de compra do bem ou do serviço desejado, no consórcio, o valor da carta de crédito é sempre atualizado. Isso é necessário, pois, como muitos grupos de consórcio podem durar alguns anos, o valor do bem ou do serviço pode variar para mais ou para menos no momento da contemplação. Dessa forma, as administradoras realizam os cálculos e atualizam o valor da carta de crédito de cada consorciado do grupo, reajustando o valor das parcelas.

Todos os participantes do grupo de consorciados têm o direito de utilizar parte da poupança comum, após serem contemplados.

Como aumentar as chances para adquirir imóveis com consórcio?

Além dos sorteios mensais ocorridos durante as assembleias, é possível acelerar o recebimento da carta de crédito ofertando lances, que nada mais são do que a antecipação de prestações, diminuindo o prazo de pagamento ou o valor da parcela, conforme estabelecido em contrato. Se você dispõe de um valor para aplicar nesse investimento, a hora pode ser essa!

Ao fazer um consórcio, independentemente da escolha do bem, o parcelamento é integral e sem juros. Com a carta de crédito em mãos é possível contar com flexibilidade para ao comprar imóveis novos ou usados, comerciais ou residenciais. A escolha é sua!

Como não há uma data específica para a contemplação, uma vez que ocorre mediante sorteio ou lance, você tem tempo para planejar, economizar e formar uma poupança; o que não seria possível por conta própria ou sem disciplina.

São inúmeros os objetivos envolvidos ao fazer um consórcio imobiliário. A aquisição de uma ou mais cotas de forma programada e dentro de suas possibilidades, pode representar uma grande facilidade para quem deseja programar o próprio futuro, o da sua família e até mesmo o da sua empresa, conquistando bens e ampliando o patrimônio pessoal, familiar e empresarial.

Possibilidades do consórcio imobiliário

Para quem busca acessibilidade em uma modalidade de compra como o consórcio, saiba que é possível fazer uso do FGTS. O saldo do FGTS do trabalhador pode ser utilizado, no âmbito do Sistema de Consórcio, por meio de oferta de "Lance" para obtenção da "Carta de Crédito" ou complementação do valor da "Carta de Crédito" obtida pelo trabalhador para compra de imóvel residencial concluído ou em construção.

O saldo da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS também pode ser utilizado para amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio.

Financiamento

Além de comprar casa, terreno ou apartamento, você também pode quitar um financiamento imobiliário. Entre os benefícios; o fim dos juros mensais, que aumentam consideravelmente o valor do imóvel adquirido.

Conforme a Lei de nº 11.795/08, o contemplado no sistema de consórcio poderá destinar o crédito para a quitação total de financiamento de sua titularidade, sujeita à prévia anuência da administradora e ao atendimento de condições estabelecidas no contrato de participação em grupo. É possível fazer uso desse valor caso seja suficiente para a quitação total do financiamento e somente após a contemplação.

Para conhecer outras vantagens do Consórcio de Imóveis, faça uma simulação! Adquira a sua cota e tenha vantagens exclusivas ao programar a compra de um imóvel sem a incidência de juros ou parcelas intermediárias.

Fonte: ABAC / FGTS

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play