Com valorização dos imóveis, mais pessoas poderão pagar IPTU
Quem paga o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) são os proprietários de empreendimentos que ultrapassam o teto de isenção estabelecido pela Prefeitura de São Paulo. Atualmente este valor é de R$ 97.857 (valor venal da unidade residencial) e de até R$ 73.850 (da comercial).
Como houve valorização dos imóveis, entre o um milhão de imóveis registrados na capital que estavam livres do pagamento do imposto, alguns proprietários poderão ter que pagar o IPTU. Isto é possível pois o imposto é calculado todos os anos usando como base um planta genérica de valores que a Prefeitura atualiza segundo número praticados no mercado.
São isentos de pagar o IPTU, além dos proprietários de imóveis com o valor abaixo da faixa estabelecida, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham até três salários mínimos e que tenham apenas um imóvel registrado em seu nome. Também não pagam o imposto os empreendimentos utilizados por entidades para exercer atividades culturais e religiosas, além de sociedades de amigos de bairro e agremiações esportivas.
Contudo esta isenção do IPTU não é automática. Os proprietários devem fazer uma solicitação na subprefeitura mais próxima da localozação do empreendimento.