Carta de crédito imobiliário: entenda como funciona no consórcio

Publicado em: 30/01/2018
Saiba como conseguir crédito no consórcio imobiliário?

A carta de crédito é um documento utilizado por consumidores que desejam comprar algum bem, como casa, terreno, apartamento ou qualquer imóvel novo ou usado, comercial ou residencial. No Brasil, esse mecanismo financeiro é muito utilizado, por exemplo, no sistema de consórcios. É uma modalidade de acesso ao crédito que conta com legislação própria e regulamentos definidos pelo Banco Central. Confira algumas questões importantes sobre carta de crédito imobiliário nos consórcios:
 

Como adquirir carta de crédito no consórcio?

O participante, quando contemplado por sorteio ou lance nos consórcios, recebe uma carta de crédito no valor do bem desejado, definido previamente em contrato. Assim, poderá adquirir o bem com poder de compra à vista, negociar benefícios e melhores preços.

Basta fazer uma ou mais simulações de consórcio, adquirir uma cota de administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central e fazer parte de um grupo de consórcio. Veja como é fácil fazer a sua simulação de consórcio imobiliário!
 

Como funciona a flexibilidade dos consórcios?

Independentemente da administradora de consórcios escolhida, o consorciado tem liberdade para escolher fornecedor ou prestador de serviço. A flexibilidade no consórcio imobiliário permite também, escolher outro bem, desde que faça parte da mesma categoria.
 

É possível quitar financiamento com crédito do consórcio?

Se você optou por um financiamento e está com o orçamento sobrecarregado em função das parcelas e taxa de juros elevadas, o crédito do consórcio pode ser utilizado para quitação total de financiamento de uma casa em sua titularidade. Nesse caso, é preciso prévia aprovação da administradora e atender as condições estabelecidas no contrato. Vale lembrar que o consórcio apresenta inúmeros planos com parcelas bem mais acessíveis.

É permitido usar parte do crédito?

É permitido usar até 10% do valor do crédito para pagamento de despesas relacionadas à aquisição do bem, como transferências de propriedade, tributos, registros cartoriais e instituições de registros.

Faça uma simulação online de consórcio imobiliário. Confira os planos disponíveis e escolha a melhor alternativa para a sua compra programada. No consórcio, não há juros, o parcelamento é integral e as vantagens proporcionam mais economia e planejamento para quem busca tranquilidade e segurança ao comprar um imóvel.
 
Fonte: ABAC / Viva Real


Veja mais notícias