Carta de consórcio: posso comprar imóvel novo ou usado?

Com a carta de crédito em mãos, você poderá adquirir o bem que sempre desejou. Confira!

Carta de consórcio: posso comprar imóvel novo ou usado? Carta de consórcio: posso comprar imóvel novo ou usado?



A carta de crédito de consórcio é um documento representativo do valor que o consorciado passa a ter direito quando ocorrer a contemplação por sorteio ou por lance vencedor. Esse total corresponde ao valor atualizado do imóvel desejado na data da sua contemplação. No caso do consorciado excluído, o crédito corresponde ao valor a ser pago para a restituição das parcelas pagas, e é considerado crédito parcial.

Para chegar nesta etapa e comprar o tão sonhado bem, a contemplação deve ocorrer por sorteio ou lance e é realizada nas assembleias gerais, geralmente mensais. Com a carta de crédito em mãos, você poderá adquirir, em fornecedor, vendedor ou prestador de serviço que melhor lhe convier e ainda contar com flexibilidade para escolher entre imóvel novo ou usado, comercial ou residencial.

Os critérios para participar dos sorteios e para o oferecimento de lances devem estar previstos no seu contrato, que deve, inclusive, indicar se há essa possibilidade. Os critérios de desempate também devem estar previamente definidos. Com o Consórcio de Imóveis é possível acompanhar online, todas as informações sobre sua cota, sorteio e ainda ofertar lance. Caso necessite imprimir 2ª via do boleto, onde quer que esteja, você também pode fazer com toda a comodidade necessária via internet.

Grupos de consórcio e a sua segurança

É importante ressaltar que ao fazer um consórcio, é preciso ter comprometimento, uma vez que os planos desse investimento são indicados para quem não tem pressa e abrange alternativas para compras em médio e longo prazo de maneira programada e sem a incidência de juros ou parcelas intermediárias.

Para assegurar todas as etapas de um consórcio, não é qualquer um que pode abrir e administrar um grupo. É importante escolher uma administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central. Um dos objetivos principais dessas prestadoras de serviços é propiciar a seus integrantes, de forma isonômica, a aquisição de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento. Para saber se a empresa é autorizada a funcionar, basta consultar as informações disponíveis no site do Banco Central.

Ao entrar para um grupo de consórcio é preciso formalizar esse ingresso diante de um contrato de adesão. Portanto, é importante ler atentamente todas as cláusulas contratuais; bem como os direitos e deveres das partes contratantes.

Como funciona?

Considera-se constituído o grupo de consórcio com a realização da primeira assembleia, que será designada pela administradora de consórcio quando houver adesões em número e condições suficientes para assegurar a viabilidade econômico-financeira.

Reunidos em um grupo, os consorciados passam a contribuir, por prazo determinado, com uma parcela destinada à formação desse fundo. Todos os participantes do grupo de consorciados têm o direito de utilizar parte da poupança comum, após serem contemplados por sorteio ou lance. No sorteio, de acordo com a disponibilidade do caixa, um ou mais participantes do grupo são sorteados para receber sua carta de crédito, no valor do plano a que aderiu, independentemente do número de prestações que tenha pagado. Ou seja, o sorteio define a ordem de recebimento do crédito, uma vez que todos os participantes do grupo receberão seus créditos até o final do plano.

Na oferta de lance, o consorciado concorre à contemplação mediante antecipação de parcelas. Por isso, essa facilidade aumenta as chances de contemplação para quem deseja antecipar o recebimento da carta de crédito.

Vale ressaltar também, antes mesmo de entrar para um consórcio que, não há como prometer a contemplação imediata. Muitos acabam fazendo parte dessa modalidade de compra com essa expectativa. Portanto, só há duas maneiras de ser contemplado com a carta de crédito: sorteio ou lance.

O que é importante saber?

- É preciso estar atento ao valor que você deseja para comprar o bem ou serviço (valor de crédito) sem sobrecarregar o orçamento;
- Prazos de duração do grupo, percentuais de contribuições (taxa de administração e, se houver, fundo de reserva e/ou seguro), demais despesas que poderão ser cobradas e garantias que você deverá fornecer ao ser contemplado;
- Regras de contemplação por sorteio e lance e forma de antecipação de pagamento de prestações;
- Todas as condições prometidas pelo vendedor devem constar no contrato de adesão.

Características do consórcio imobiliário

- Parcelamento integral;
- Planos diversificados para pagamento;
- Poder de compra à vista;
- Possibilidade mensal de obter crédito por meio dos sorteios ou ainda de acelerar a contemplação por meio de lances;
- Oportunidade de formar e ampliar o patrimônio;
- Possibilidade de usar saldo de FGTS por meio da oferta de lance para obter a carta de crédito do seu consórcio ou complementar o valor para compra de imóvel residencial concluído ou em construção.

A flexibilidade é uma das grandes vantagens do consórcio imobiliário e está entre os principais motivos de quem busca para fazer parte desse sistema de compra programada. Quando é contemplado, o consorciado pode optar por adquirir qualquer bem ou serviço pertencente à categoria de seu grupo de consórcio. Ou seja, se você fizer um consórcio para adquirir um imóvel, poderá usar o crédito contemplado para comprar qualquer casa nova ou usada, comercial ou residencial, e ainda partir para apartamento ou imóvel na planta como mais desejar, já que esses bens fazem parte da mesma categoria.

Para conhecer alternativas de maior ou menor valor, basta fazer uma simulação com o Consórcio de Imóveis. Veja como é simples:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Esse tipo de informação ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra;
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário!

Não é bem simples? Você pode fazer uma ou mais simulações, conforme o seu objetivo de compra e ainda, comprar até mais de uma cota para realizar o sonho da casa própria ou de adquirir um segundo imóvel para investir.

Confira todas as vantagens e compre agora mesmo, o seu consórcio de imóvel online.

Fonte: Banco Central / ABAC / FGTS

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play