Carta de consórcio de imóveis como funciona?

Conheça mais sobre a carta de crédito do consórcio e suas vantagens.

Carta de consórcio de imóveis como funciona? Carta de consórcio de imóveis como funciona?



A carta de consórcio de imóveis é a denominação utilizada para identificar o crédito desse sistema de compra programada. Trata-se de uma ordem de faturamento emitida pela administradora, com a qual o consorciado, por meio de um contrato, poderá adquirir um imóvel de forma bastante flexível. Para tanto, deverão ser apresentadas as garantias exigidas pela administradora, de forma a preservar os interesses dos próprios consorciados.

O consórcio é ideal para quem busca planejar a compra de um bem com segurança e sem preocupação. Portanto, é preciso escolher uma administradora séria e responsável, além de fiscalizada pelo Banco Central. No site da entidade é possível encontrar as empresas autorizadas e conferir também, o ranking de administradoras com mais reclamações, procedentes ou não.

No ano de 2008, acontecia o que podemos chamar de marco legal do Sistema de Consórcios: a edição da Lei 11.795/2008, que dispõe única e exclusivamente sobre o funcionamento do Sistema de Consórcios. Ela entrou em vigor em fevereiro de 2009, trazendo importantes benefícios e aperfeiçoamentos ao mecanismo. Por isso, tem se tornando uma modalidade bastante segura e desejada para comprar bens sem juros e com mais facilidade.

Muito usado pelos mais diversos perfis de consumidor, o sistema de consórcios elevou sua participação no mercado e fechou o primeiro bimestre deste ano com avanço de 8,5% nas adesões nos diversos setores e de 21,9% nos negócios. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o mecanismo registrou salto de 327,6 mil (jan-fev/2016) nas vendas de novas cotas para 355,5 mil (jan-fev/2017).

Diante de regras claras e bem definidas, o consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas - físicas ou jurídicas - em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A gestão dos grupos, cotas, sorteios e lances é executada por uma administradora de consórcios, que precisa ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, como dissemos anteriormente.

Por se tratar de um sistema de compra que abrange planos de médio e longo prazo, o consórcio passa a ser uma oportunidade de formar uma poupança com objetivo bem definido, até que a compra seja concretizada. Entretanto, é preciso ter disciplina e comprometimento, uma vez que os pagamentos precisam estar em dia para que a contemplação não seja prejudicada.

As parcelas são acessíveis e atendam os mais diversos perfis econômicos. Ao ser contemplado por sorteio ou lance, a carta de crédito pode ser usada para a compra à vista de um bem, com a possibilidade de barganhar descontos e conseguir ótimos benefícios, sem contar com os melhores preços! Veja como é simples usar a carta de crédito do consórcio de imóveis:

O que posso comprar?

A contemplação é um dos momentos mais aguardados no consórcio. Assim que ocorrer a sua, você pode usar o crédito para comprar qualquer bem ou contratar qualquer serviço pertencente à categoria de seu grupo. Dessa forma, se o consórcio é para adquirir um imóvel, poderá usar o crédito para comprar um bem novo ou usado, comercial ou residencial. A escolha é flexível e é você quem decide, conforme regras, planos e bens disponibilizados pela administradora.

Carta de crédito e os valores do bem

Se o valor do bem ou serviço que pretende adquirir for menor do que o valor da carta de consórcio de imóveis, a diferença pode ser utilizada a seu critério, da seguinte maneira:
I – Pagamento de despesas (transferências de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguro) relacionadas à aquisição do bem ou do serviço, usando até 10% do valor total de crédito recebido na contemplação;
II – Quitação de prestações do consórcio, conforme estabelecido em contrato;
III – Recebimento da diferença em espécie, desde que suas obrigações financeiras para com o grupo e administradora estejam totalmente quitadas.

Caso contrário, quando o preço do bem for maior do que o valor do seu crédito, é preciso complementá-lo com recursos próprios. No consórcio de imóveis residenciais, ainda é possível usar o FGTS. Mesmo diante dessas possibilidades, é importante consultar as regras e o contrato estabelecido entre você e a sua administradora de consórcio.

A administradora de consórcios que gerencia a sua cota será a responsável pelo pagamento do seu bem ou serviço, assumindo assim, total responsabilidade pela operação. Por isso, é sempre importante procurar uma empresa autorizada a funcionar pelo Banco Central.

Flexibilidade de uso do crédito

A flexibilidade do uso do crédito está entre as maiores vantagens do sistema de consórcios. No segmento de imóveis, essa característica é tão ampla, que a escolha pode estar associada à uma série de fatores, como: sair do aluguel, aumentar o patrimônio, investir em imóveis para locação, entre outros. Por isso, ao ser contemplado durante os sorteios ou com a oferta de lances, é possível comprar um imóvel novo ou usado, comercial ou residencial.

É uma ótima opção para quem não tem pressa, quem já tem um determinado valor para ofertar um lance ou ainda, para quem não quer se descapitalizar. Conheça algumas possibilidades:

- Comprar terreno para construir a casa que sempre desejou;
- Imóvel na planta do jeito que a sua família sonha;
- Imóvel comercial para ampliar as instalações da sua empresa;
- Casa na praia ou no campo para aproveitar com toda a família ou ainda, alugar e obter uma segunda renda para o futuro.

No Sistema de Consórcios, você tem total liberdade para escolher o fornecedor do qual deseja adquirir o bem ou serviço. Para isso, basta comunicar sua administradora, nos termos do contrato, a sua respectiva escolha.

Plano ideal para o seu bolso

Para encontrar a melhor alternativa para o seu bolso, faça uma simulação. É isso mesmo! Antes de adquirir a sua cota de consórcio, é possível encontrar um ou mais planos com parcelas que caibam no seu orçamento, sem sobrecarregá-lo. Basta simular por valor de crédito ou de parcela, indicar o valor do crédito desejado e preencher os campos com os seus dados pessoais para um atendimento mais personalizado. Pronto! Você terá ao seu alcance, todos os planos e parcelas que precisa para fechar negócio. É simples, rápido e fácil.

Para demonstrar o valor de um consórcio de imóveis, simulamos um plano de 100 parcelas com o crédito no valor de R$ 70 mil. Pelo Consórcio de Imóveis, você paga somente R$ 850,50 mensais. Além de contar com parcelas atraentes e acessíveis, o sistema de consórcio não tem a incidência de juros ou parcelas intermediárias. O consorciado contará apenas, com uma pequena taxa de administração, diluída durante todo o plano, sem sobrecarregar o orçamento.

Faça agora mesmo, a sua simulação online de consórcio e compre a sua cota sem sair de casa. Confira todas as vantagens!
  
Fonte: ABAC / Foto: Jornal do Consórcio

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play