BC alerta que elevação nas taxas de juros será ainda maior

BC alerta que elevação nas taxas de juros será ainda maior BC alerta que elevação nas taxas de juros será ainda maior

Reflexo das medidas adotadas pelo governo, para frear o consumo e conter a inflação, o aumento nos juros que se fez sentir em dezembro (2010) deve seguir a tendência, de acordo com estimativa do chefe do Departamento Econômico do Banco Cenral (BC), Altamir Lopes.

“O que observamos para o mês de dezembro, em especial, é a elevação das taxas para as famílias, que já era esperada em função das medidas macroprudenciais adotadas. A expectativa que se tem é de continuidade de elevação dessas taxas para modalidades voltadas para o consumo”, disse o economista, ao divulgar o comportamento do crédito ao longo de 2010.

Em dezembro, o crédito pessoal passou de 42% para 44% ao ano, enquanto para aquisição de veículos variou de 22,8% para 25,2%. Para as demais aquisições houve recuo, de 48,3% para 47,9%.

De acordo com os dados para as operações prefixadas, a taxa do cheque especial fechou 2010 em 170,7% ao ano, com elevação de 1,3% em comparação com novembro, quando a taxa ficou em 169,4%. Aumenta a procura por crédito consignado, que em 2010 cresceu 27,4% em volume. A taxa média para esta modalidade ficou em 27,5% ao ano em dezembro, ante 26,1% em novembro.

Para pessoas físicas e jurídicas, informou o BC, a taxa média de juros elevou de 34,8% ao ano em novembro, para 35% ao ano em dezembro. Isoladamente e em relação ao cobrado das pessoas jurídicas, os juros para pessoas físicas tiveram maior elevação, passando de 39,1% para 40,6%. A taxa para pessoas jurídicas operou no movimento inverso, caindo de 28,6% para 27,9%.

Apesar da elevação do juro médio, em dezembro o spread (diferença entre a taxa de captação e a taxa que o banco cobra para emprestar) manteve-se praticamente estável no período, com variação de 23,6% para 23,5%.

 

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play