Área útil e privativa: entenda a diferença na hora da compra

Área útil e privativa: entenda a diferença na hora da compra Área útil e privativa: entenda a diferença na hora da compra

Na hora de comprar um apartamento, a falta de conhecimento de alguns termos pode atrapalhar o fechamento do negócio. Durante a escolha, o espaço que está sendo adquirido pode revelar tamanhos que até mesmo você pode se confundir, como nos casos das áreas úteis, privativas e totais.

De acordo com o Sinduscon, o lado financeiro é importante na hora do cálculo. Por isso, muitos priorizam as condições e as facilidades, mas se esquecem da metragem das áreas adquiridas. Confira na sequência o que representas algumas delas:

Área útil

É o espaço no qual o comprador vai viver. Refere-se à soma das áreas dos ambientes do apartamento, descontando os espaços ocupados pelas paredes e pilares.

Área Privativa

Corresponde à metragem dos cômodos que somente o morador vai usar. É toda a área exclusiva do comprador, incluindo garagem e depósito, por exemplo.  

Área Total

É a soma da área privativa com a fração proporcional de cada espaço comum do edifício. Itens como hall, corredor, salão de festas e piscina também estão relacionados com a área total.

A cada anúncio, o cuidado ao analisar esses fatores torna-se imprescindível para não comprar um apartamento de maior valor com menos área que o previsto. Em casos de compra de imóveis na planta, o recomendável é que o cliente analise o memorial descritivo do bem antes mesmo de comprar.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play