Apartamentos pequenos foram os destaques de 2013
A “era dos apertamentos” como é denominada por especialistas do mercado, resume-se na diminuição do metro quadrado e no aumento dos lançamentos a cada ano que passa. Em 2013, na cidade de São Paulo foram 9.261 lançamentos, ou seja, aproximadamente sete vezes mais que no ano de 2008, segundo o Guia de Imóveis 2014, publicado pela Revista Exame.
Nos últimos anos, além de São Paulo, muitos outros estados vivenciaram as consequências da expansão desordenada do mercado imobiliário. No entanto, devido ao amplo mercado, em São Paulo, os ajustes tendem a ser bem mais rápidos do que em outros estados.
O destaque de 2013 ficou para os imóveis pequenos. Centenas de apartamentos com menos de 30 metros quadrados foram lançados em São Paulo, 74 unidades em 2012 e 735 unidades em 2013. Já o preço médio do metro quadrado em reais de um modo geral, considerando bairros e imóveis usados, as estatísticas apontam que variam de R$ 3.400, nos bairros de Itaquera, Grajaú e São Mateus a R$ 13.600, valor praticados nos bairros da Vila Nova Conceição e Jardim Paulistano.
Há imóveis, preços e regiões para todos os gostos. O que vale mesmo é analisar as ofertas e saber negociar. Por meio do Consórcio de Imóveis é possível adquirir um imóvel novo ou usado sem juros, pagando parcelas pequenas e optando por planos bastante acessíveis com até 180 meses para pagar. Faça uma simulação, escolha o valor do seu crédito e o plano que melhor atende às suas expectativas. Confira mais sobre as vantagens do sistema de consórcios.