Apartamentos compactos são os mais vendidos

Por 1consórcio
Publicado em: 17/08/2012 | Atualizado em: 24/01/2017

 

Os apartamentos estão cada vez menores. Bastante compactos, mas nem sempre de baixo padrão, os apartamentos de até 50 m² são os mais procurados para venda, segundo a Empresa Brasileira de Estudo de Patrimônio (Embraesp).

Nos primeiros cinco meses de 2012, 52% dos imóveis vendidos eram de dois quartos. Os preços dos  apartamentos compactos (até 50 m²) lançados nos últimos 12 meses partiram dos R$ 146 mil e chegaram aos R$ 528 mil, segundo a Embraesp.

As construtoras querem atender a um novo público: solteiros, casais sem filhos e casais de idosos, por exemplo, que priorizam a localização e as facilidades do condomínio  ao invés do espaço dos imóveis. É um novo estilo de vida, que vem surgindo em todo o mundo. Em Nova York, o prefeito Michael Bloomberg, anunciou o incentivo à construção de mini-apartamentos de 26m².

Os espaços menores também são uma necessidade dos grandes centros urbanos, onde faltam terrenos e os preços de imóveis ficam cada vez mais altos. “Não existe outra alternativa a não ser fazer uma cidade compacta, que caiba no bolso de quem quer morar nas regiões mais nobres”, explicou o presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo, Claudio Bernardes.

Conforto - Apartamentos compactos não são, necessariamente, apertados e deconfortáveis. Os lançamentos de compactos ganham ares de versáteis com truques das construtoras como a camas retráteis, paredes móveis e ambiente integrados. Um bom planejamento e a decoração para ambientes pequenos adequada podem resolver  o problema de espaço.

Veja também

Ver mais Notícias