Analisar documentos pode evitar prejuízos na compra de imóvel

Por 1consórcio
Publicado em: 23/08/2011 | Atualizado em: 24/01/2017

A compra de um imóvel pode representar o negócio mais importante da vida para muitos brasileiros. Porém, assinar contrato requer uma atenção especial de todo cliente.

Especialistas recomendam a assessoria de um advogado, que poderá analisar documentos e detalhes burocráticos, para proteger os interesses do comprador e evitar qualquer tipo de prejuízo.

A documentação necessária para garantir um bom contrato é a que deve ser solicitada ao vendedor. Veja a relação das seguintes certidões:

  • Certidão negativa de ações cíveis, fiscais e criminais junto à justiça comum  e federal.
  • Certidão negativa de ações trabalhistas junto a justiça do trabalho
  • Certidão vintenária do imóvel, obtida junto ao cartório onde ele está registrado
  • Certidão negativa de débitos junto ao Estado e ao Município, obtidos respectivamente junto à Secretaria da Fazenda do Estado ou à Secretaria Municipal de Tributação
  • Declarção de inexistencia de débitos condominiais, expedito pelo síndico em caso de apartamentos.
  • Declaração de inexistência de débitos junto às companhias de gás, enregia e água
  • Certidão negativa de débitos de imóvel e do proprietário junto ao INSS e à Receita Federal
  • Certidão de protestos de vendedor, obtida junto ao cartório de protesto ou no fórum.

As certidões podem aumentar o tempo de negociação, mas garantem que você não perca dinheiro e tenha um imóvel inteiramente legalizado.

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