ABAC estima crescimento de 10% de consórcios em 2011

ABAC estima crescimento de 10% de consórcios em 2011 ABAC estima crescimento de 10% de consórcios em 2011

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) estima um crescimento de 7% a 10% nas vendas de consórcio para 2011, atingindo a marca de 2,15 milhões de novas cotas. O cálculo considera os mercados de veículos automotores, imóveis, eletroeletrônicos e serviços. A entidade divulgou nesta quarta-feira os resultados do setor referentes ao acumulado do ano até outubro.

Entre os veículos automotores, as melhores projeções se concentram nos leves, pela entrada de novas marcas e fatores como a estabilidade dos preços e a oportunidade de utilização da contemplação nas promoções periódicas. No setor de veículos pesados, a Abac cita como pontos que devem beneficiar o segmento as obras necessárias para realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o aumento nas exportações de commodities e a substituição dos caminhões pesados por leves e semileves quando da circulação nas principais regiões metropolitanas.

Em razão do deslocamento rápido e fácil proporcionado pelas motos, a entidade prevê que a comercialização de novas cotas deve retomar a tendência de alta, principalmente pelo maior poder aquisitivo da classe C - além de preços acessíveis.

Em nota, a associação cita ainda a mudança de comportamento no setor de eletroeletrônicos e outros bens duráveis, com os consumidores passando a adquirir cotas com valor maior para aquisição de vários bens em substituição à adesão a uma cota por bem. Essa mudança elevou o seu valor médio da cota e reduziu o número de participantes. Essa tendência, acrescenta a Abac, deve continuar no próximo ano, ampliando a possibilidade de atualização de eletrodomésticos.

As vendas de novas cotas de consórcios atingiram 1,74 milhão de unidades entre janeiro e outubro, 6,7% acima do mesmo período do ano passado, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Com isso, o números de participantes do sistema chega a 4 milhões de pessoas no acumulado do ano, indicando alta de 5,5% em relação a um ano antes. Na mesma base de comparação, as contemplações subiram 5,8%, para 822,2 mil. O sistema de consórcios registra um volume de negócios de R$ 50,7 bilhões no acumulado do ano, gerando mais de 50 mil empregos.

Em nota, o presidente executivo da entidade, Paulo Roberto Rossi afirmou a expectativa de superar a linha de dois milhões de adesões em 2010. Na avaliação da Abac, as perspectivas para o próximo ano apontam os consórcios como alternativa importante na viabilização de vários setores, em razão do crescimento dos seus mercados.

 

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play