5 motivos para você trocar seu imóvel com consórcio

A família cresceu e a localização onde mora já não atende mais as suas necessidades? Você já tem bons motivos para trocar seu imóvel com consórcio.

5 motivos para você trocar seu imóvel com consórcio 5 motivos para você trocar seu imóvel com consórcio



A família cresceu, precisa sair do aluguel, a segurança tem resultado em preocupação e a localização onde mora já não atende mais suas necessidades? Se a resposta é sim, você já tem bons motivos para trocar seu imóvel com consórcio. Confira as possibilidades:

Diversidade de planos: pelo consórcio, antes mesmo de assinar o contrato, é você quem define o quanto precisará para comprar o bem desejado, o valor da parcela que cabe no seu bolso e em quanto tempo deseja pagar as mensalidades. A sua escolha pode depender também, dos planos disponibilizados pela sua administradora.

Baixo custo: um dos principais motivos para trocar seu imóvel com consórcio é contar com baixo custo. Como não há juros, somente uma pequena taxa de administração pelo serviço prestado, os valores são mais acessíveis, diluídos durante todo o plano, sem sobrecarregar o orçamento.

Parcelamento integral: no consórcio, o valor do bem é dividido integralmente na quantidade de mensalidades, já estabelecidas previamente em contrato.

Flexibilidade de uso do crédito: assim que contemplado com a carta de crédito, é possível escolher o bem pertencente à categoria do seu grupo. No segmento de imóveis, casa, terreno, apartamento e até bens comerciais, novos, usados ou na planta podem ser adquiridos.
Ampliação do patrimônio: para morar ou investir, o consórcio imobiliário pode ser usado para programar o futuro da sua família ou da sua empresa, permitindo conquistar bens e ampliar o patrimônio.

Bons motivos para trocar de imóvel

Mudar de imóvel pode ser resultado de:

- Casamento;
- Estudos;
- Necessidade de morar próximo do trabalho;
- Deixar de morar de aluguel para adquirir a casa própria;
- Mudança temporária para reforma;
- Compra de uma casa nova.

Trocar de imóvel com consórcio

Ao optar pelo consórcio, é possível programar a sua compra para médio ou longo prazo. Sem ter pressa, você pode contar com mais tempo para definir a melhor escolha. Vale lembra que se trata de uma decisão importante e precisa ser analisada com critério e sob respaldo de garantias.

Consórcio de imóveis

O sistema de consórcio assinalou forte crescimento no fechamento do primeiro bimestre do ano. Com avanço de 8,5% nas adesões nos diversos setores e de 21,9% nos negócios, a modalidade tem se mostrado uma alternativa para quem deseja adquirir bens ou contratar serviços mesmo em momentos de dificuldades da economia, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

No segmento de imóveis, o consórcio mostrou diversos indicadores em ascensão no primeiro bimestre deste ano em comparação com o ano anterior. Os destaques foram para os créditos comercializados, com alta de aproximadamente 30% e 14,5% no total de adesões. Ainda de acordo com a ABAC, observou-se uma grande procura por cotas com tíquetes mais altos, resultando no valor médio da cota no mês de R$ 132,2 mil, enquanto que no primeiro bimestre de 2016, o valor era de R$ 115,1 mil.

Como funciona

O consórcio é mais indicado para quem não tem pressa. É considerado como uma espécie de poupança para médio ou longo prazo, bem diferente de um financiamento, uma vez que não há empréstimo, mas uma forma atraente e econômica de poupar o próprio dinheiro, mês a mês. Como o sistema de consórcios funciona em grupo, os consorciados contribuem com as parcelas mensais destinadas a um fundo comum. Periodicamente, um ou mais participantes são contemplados por sorteio ou lance e utilizam parte desse fundo para comprar o bem desejado.

Sem a incidência de juros, é possível fazer um consórcio para adquirir uma infinidade de bens, novos ou usados, comerciais ou residenciais, desde que siga as cláusulas contratuais com direitos e deveres entre consorciado e administradora de consórcio. Acompanhe um passo a passo simples para não errar nessa hora:

- Escolha uma administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil; entidade responsável por normatizar e fiscalizar o sistema de consórcios no país;
- Faça uma simulação de consórcio e verifique os planos disponíveis de acordo com o seu orçamento. Faça a adesão ao grupo que tiver os melhores prazos e valores. Atenção: antes de assinar o contrato de adesão, não se esqueça de ler atentamente às cláusulas contratuais. Essa atitude poderá garantir todos os seus direitos e deveres;
- Ao confirmar a sua adesão, verifique como funciona a sua participação nas assembleias. Esses eventos podem ser transmitidos ao vivo e acompanhados online. É durante a realização delas, que as contemplações ocorrem, por meio de sorteios ou oferta de lances; caso deseje antecipar a conquista do seu sonho.

Cota contemplada

Fui contemplado! Se a sua cota foi a contemplada, poderá utilizar a carta de crédito para adquirir o tão sonhado bem ou trocar de imóvel com consórcio. Além disso, você também pode contar com o poder de compra à vista e negociar inúmeros descontos e vantagens.
Quais cuidados na escolha de um imóvel?

Com a cota de consórcio em mãos e vários motivos para trocar de imóvel, é hora de analisar a melhor alternativa para a sua compra. Portanto, avalie o valor e compare com outros imóveis do mesmo perfil e da mesma região. Verifique as condições da casa ou do apartamento, bem como a vizinhança. Levar em conta a valorização do local e o tempo de construção também são fundamentais.

Faça a sua simulação

Faça uma simulação de consórcio de imóveis para conhecer valores e planos de acordo com o seu orçamento. Confira na sequência:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra;
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário. Se desejar esclarecer outras informações, agende uma visita ou solicite uma ligação. Caso contrário, você já poderá comprar online, a sua cota de consórcio sem juros.

Agora que você já entendeu como funciona um consórcio imobiliário e avaliou os planos de pagamento com as parcelas mensais, confira outras facilidades do sistema de consórcios e faça a sua adesão à uma das modalidades de compra que mais crescem no Brasil em meio à restrição de crédito e à alta dos juros.

Fonte: ABAC / O Povo / F.A.Q / Blog Proprietário Direto / Foto: Muda Tudo

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play