5 motivos para você fazer um consórcio de imóveis agora

Está em busca de um imóvel, mas não tem o valor total para pagamento à vista? Saiba como funcionam os consórcios.

5 motivos para você fazer um consórcio de imóveis agora 5 motivos para você fazer um consórcio de imóveis agora



Está em busca de um imóvel, mas não tem o valor total para pagamento à vista? O consórcio é uma modalidade de compra programada sem a incidência de juros ou parcelas intermediárias que permite adquirir bens em planos maiores e parcelas mais acessíveis. Para quem não consegue formar uma reserva financeira com disciplina e por conta própria, esse mecanismo reúne em grupos, pessoas com objetivos semelhantes de compra, que contribuem juntos, com parcelas mensais e formam um fundo do qual todos eles, contemplados por sorteio ou lance, podem utilizar uma parte para adquirir um bem ou serviço.

Independentemente do imóvel, o parcelamento é integral e toda a escolha é feita com base no seu orçamento, sem sobrecarregá-lo. Se você não tem pressa e pode aguardar pela contemplação, o consórcio torna-se um mecanismo de compra ideal. Além de ser um investimento indicado para médio ou longo prazo, o Consórcio de Imóveis é autorizado pelo Banco Central. Dessa forma, você passa a contar com toda a segurança necessária para investir o seu dinheiro mês a mês. Quem decide pelo consórcio, precisa saber que terá bons motivos para comprar um imóvel:

Modalidade para quem planeja
Uma das características do consórcio é o planejamento. Por isso, analise a sua necessidade e veja se você pode aguardar a contemplação por sorteio. Lembre-se, que todos os participantes concorrem em igualdade. Por isso, não há como prever uma data específica para que a contemplação ocorra.

Administradora autorizada e a sua segurança
Quando o assunto é investimento, é preciso ter a certeza de que está fazendo um negócio seguro e com uma empresa autorizada. Portanto, apenas aquelas que são autorizadas pelo Banco Central podem administrar grupos de consórcios. A relação completa de empresas pode ser visualizada no site do Banco Central, autoridade responsável por regulamentar esse mecanismo de compra.

Contrato de adesão
Se você já escolheu a sua administradora de consórcio, preste muita atenção nas cláusulas contratuais. Antes de assinar qualquer documento, a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), sempre orienta o consumidor a ler atentamente o contrato. É nesse documento que consta todos os direitos e deveres de ambas as partes. Com a leitura do contrato, você fica ciente de todas as regras, obrigações e garantias.

Planos e parcelas do seu consórcio
É possível simular um plano de acordo com o seu objetivo de compra, acompanhando sempre o seu orçamento. Assim, ao simular um consórcio por valor de crédito ou parcela, é possível prever e conhecer planos para os mais diversos desejos. Ao optar por um determinado valor de crédito, saiba que ele é corrigido conforme o critério estabelecido no contrato, sendo o mais comum algum índice de inflação (como IPCA e IGPM) ou o preço sugerido pelo bem, como no caso de veículos.

Isso acontece para que, independentemente da data em que for contemplado, você possa adquirir o bem desejado. Em função desse reajuste, seu poder de compra estará garantido. Vale destacar que o valor do seu crédito também pode variar para menos. Se o índice for negativo ou o preço sugerido cair, o valor do seu crédito e da sua parcela também cai. Se o índice for nulo ou o preço sugerido não for alterado, seu crédito também não sofrerá alteração.

Vale lembrar que as parcelas continuarão sendo atualizadas, se for o caso, mesmo após a contemplação, afinal, os participantes que ainda não foram contemplados também estão ansiosos pela contemplação e querem realizar os seus desejos.

Carta de crédito e flexibilidade
A carta de crédito é entregue somente após a contemplação por sorteio ou lance. Dessa forma, o consorciado pode optar por adquirir um bem pertencente à categoria escolhida logo no início da adesão. Por isso, se a intensão é um consórcio de imóvel, poderá usar o crédito apenas para esse segmento. Entretanto, o consórcio imobiliário proporciona bons motivos para essa escolha. Você passa a ter flexibilidade para escolher entre terreno, casa, apartamento ou imóvel na planta. Sem contar que poderá usufruir do poder de barganha, uma vez que a carta de crédito recebida equivale à compra de um bem à vista.

Comprar o 1º imóvel

Para comprar o 1º imóvel pelo sistema de consórcios e não errar na sua escolha, a escolha do crédito / bem deve preencher com cuidado todas as necessidades da família. Portanto, envolve planejamento e muita disciplina, uma vez que é preciso estar com as parcelas em dia para que a contemplação, quando ocorrer, não tenha impedimentos. Por isso, avalie e simule um consórcio quantas vezes forem necessárias. Assim, é possível escolher com cuidado, o tipo de imóvel que a sua renda permite adquirir. Custo-benefício, localização e infraestrutura são os próximos passos a definir.

Saiba que participar do sistema de consórcios é muito mais vantajoso do que adquirir o seu 1º imóvel pela modalidade de financiamento ou ainda, na planta, direto com a construtora, uma vez que a burocracia e a incidência de juros podem sobrecarregar o seu planejamento e orçamento familiar.

Ampliar o patrimônio

Se você já entendeu como funciona um consórcio e deseja que esse mecanismo de compra ajude a ampliar o seu patrimônio, o consórcio imobiliário também é indicado para quem já tem um imóvel, mas deseja investir em bens para garantir um futuro de vida mais tranquilo. Para locação ou revenda, adquirir apartamentos ou casas em locais de grande valorização pode ajudar a garantir uma renda a mais para os próximos anos.

Como os planos são maiores e as parcelas mais acessíveis, é possível adquirir uma ou mais cotas de consórcio e programar a compra de bens de maior valor agregado. O consórcio ainda oferece um parcelamento mais longo e, portanto, mais baixo. Por esse motivo, não compromete tanto o orçamento familiar.

Além do sorteio mensal, você pode antecipar o recebimento da carta de crédito ofertando lances, que nada mais são do que a antecipação de prestações, diminuindo o prazo de pagamento ou o valor da parcela, conforme estabelecido em contrato.

Se você já tem um valor disponível e deseja aplicá-lo no sistema de consórcios, a oferta de lance pode ser uma ótima iniciativa.

FGTS e suas facilidades

No caso de aquisição de imóvel residencial, o consorciado poderá utilizar o saldo da sua conta vinculada ao FGTS para ofertar lance, amortizar, liquidar ou pagar parte das prestações do consórcio ou complementar o crédito, conforme as atuais regras constantes do manual da Caixa Econômica Federal.

Faça a sua simulação de consórcio

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra;
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário.

Se desejar esclarecer outras informações, agende uma visita ou solicite uma ligação. Para a sua comodidade, compre agora mesmo a sua cota de consórcio online e tenha todas as facilidades à sua disposição.

Fonte: ABAC
 
 

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play