12,2% dos imóveis são ocupados por uma pessoa só

12,2% dos imóveis são ocupados por uma pessoa só 12,2% dos imóveis são ocupados por uma pessoa só

Sair de casa e morar sozinho está cada vez mais comum. Quase 7 milhões de brasileiros já fizeram isso, segundo dados do Censo 2010 do IBGE. O número (6,9 mi) representa 12,2% das residências do país.

O número de pessoas que moram sozinhas nas grandes cidades, no entanto, é 40% menor do que em municípios com populações entre 100 mil e 500 mil habitantes. Isso porque o custo de vida é mais alto e a burocracia para comprar um imóvel é maior. Planejar seu orçamento e buscar o imóvel certo pode ajudar a realizar os planos de morar sozinho.

O primeiro passo para é saber onde e como você quer viver. Se o seu desejo é casar e ter filhos, preste atenção nas casas e apartamentos com dois ou mais quartos. Se você pretende viver sozinho, um imóvel de um quarto (em média 55m²) pode ser suficiente. 

  Pense, também, em quanto você quer gastar na compra de seu imóvel novo. O valor de um imóvel de um quarto varia dependendo da estrutura e localização. Com uma parcela de R$808 mensais é possível adquirir um apartamento de R$120 mil, em um consórcio de 150 meses, por exemplo.

Prazos mais longos permitem parcelas mais baixas. O recomendado é comprometer no máximo 30% do orçamento mensal na compra de uma casa própria.

Saiba qual o valor da parcela do imóvel que você deseja. Faça uma simulação aqui.

O consórcio é uma forma segura de planejar a compra de sua casa própria e quando você irá morar sozinho. Você junta o dinheiro que precisa para comprar o seu apartamento, evita os juros altos e, se mudar de idéia e no meio do caminho decidir que não quer mais viver sozinho, poderá adquirir outro imóvel no final do seu plano.

É possível, ainda, ser surpreendido com a contemplação em um sorteio ou dar lances e sair de casa bem mais rápido do que o planejado.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play